Conceito: Requisitos
Esta página fornece uma definição informal de um requisito e explica como o conceito está relacionado ao processo.
Relacionamentos
Descrição Principal

Um requisito consiste na definição documentada de uma propriedade ou comportamento que um produto deve atender.

Os requisitos definem o que é necessário e dão foco à equipe do projeto. Eles são o método primário para comunicar os objetivos do projeto para todos na equipe.

Os requisitos definem:
  • O que os Analistas de Negócios necessitam; e
  • O que o sistema deve ter para satisfazer as necessidades dos Analistas de Negócios.

Os requisitos são a base para capturar e comunicar necessidades, gerenciar expectativas, priorizar e atribuir trabalho, verificar e validar o sistema (aceitação) e gerenciar o escopo do projeto.

Os requisitos podem tomar diferentes formas, incluindo Listas de Requisitos, Listas de Regras de Negócios, Casos de Uso, texto não-estruturado, texto estruturado, ou uma combinação, e podem ser declarados em diferentes níveis de detalhamento. No nível mais alto de detalhamento, as característica do sistema definem os serviços que o sistema deve fornecer para resolver o problema do cliente. Elas são capturadas como texto estruturado ou não-estruturado no Artifact: Visão e Lista de Requisitos. No próximo nível de detalhamento, Casos de Uso definem a funcionalidade que o sistema deve fornecer para entregar as características requisitadas. Eles são capturados como Casos de Uso (veja Artifact: Caso de Uso) que descrevem a seqüência de ações executadas pelo sistema para gerar um resultado de valor observável.

Um sistema deve funcionar de acordo com o comportamento que os Casos de Uso especificam. Entretanto, há requisitos de sistema que não representam um comportamento específico:

  • Requisitos legais e regulamentários, assim como padrões de aplicação
  • Atributos de qualidade do sistema a ser construído, incluindo requisitos de usabilidade, confiabilidade, desempenho e suportabilidade
  • Requisitos de interface para poder comunicar com sistemas externos
  • Restrições de design, tais como sistemas operacionais e ambientes e compatibilidade com outro software

Esses requisitos de qualidade são frequentemente referenciados como requisitos não-funcionais.

Os requisitos de qualidade, que se aplicam ao sistema como um todo, são capturados como texto estruturado no artefato Lista de Requisitos.