Conceito: Diretrizes
As Diretrizes aqui definidas fornecem algumas orientações para guiar o Time Scrum na utilização do Processo de Desenvolvimento de Software (PDS - Scrum).
Descrição Principal

Com base em alguns princípios que sustentam as metodologias ágeis e com o objetivo de guiar o desenvolvimento de sistemas no âmbito do TRT9, foram definidas algumas diretrizes para orientar o Time Scrum no uso do processo e na busca das metas do projeto, visando o seu sucesso.

São elas:

Satisfação das necessidades do cliente em primeiro lugar

  • Satisfazer o cliente através da entrega contínua e abreviada de software em "produção".
  • Software funcional e em produção é a medida primária de progresso.

Comunicação é mais importante que ferramentas e documentação

  • Clientes, usuários e desenvolvedores devem trabalhar em conjunto e estar em contato direto durante todo o projeto.
  • O método mais eficiente e eficaz de transmitir informações para e entre uma equipe de desenvolvimento é através de conversa face a face – que, portanto, deve ser o meio preferido de comunicação.

“Welcome changes” – Mudanças são bem vindas

Equipes com dedicação exclusiva e que participem do começo ao fim do projeto

  • Para que o Time de Desenvolvimento consiga atingir os objetivos propostos nas Sprints, é essencial que ele esteja focado 100% no projeto. Essa "blindagem" e remoção de "impedimentos" é inclusive uma das atribuições do Scrum Master.
  • A participação de membros do Time de Desenvolvimento em mais de um projeto também é extremamente prejudicial à equipe, diminuindo sua eficiência e acarretando a perda de produtividade em função de trocas de contexto de projetos. Veja "As armadilhas da troca de contexto" para explicação mais aprofundada.
  • Como a interação entre os membros do Time de Desenvolvimento é fundamental para o sucesso do projeto, aliado ao fato de que não são produzidos muitos artefatos de documentação no Scrum, a adição ou subtração de pessoas do Time de Desenvolvimento com o projeto em andamento também deve ser evitado a todo custo, tendo em vista o bom andamento das atividades planejadas e ambientação de todos os integrantes.

Times de Desenvolvimento com no mínimo 3 desenvolvedores

  • Menos de três integrantes no Time de Desenvolvimento diminuem a interação e resultam em um menor ganho de produtividade. Ademais, times de desenvolvimento menores podem encontrar restrições de habilidades durante a Sprint, prejudicando a entrega de um Incremento de produto potencialmente utilizável.

As equipes são auto-organizáveis

  • A Qualidade do Software = Qualidade da Equipe.
  • Os patrocinadores, desenvolvedores e usuários devem ser capazes de manter um ritmo de trabalho constante durante todo o projeto.
  • Contínua atenção a excelência técnica é essencial; isso envolve o comprometimento com o desenvolvimento de software testável, flexível, escalável e manutenível.
  • As melhores arquiteturas, requisitos e designs emergem de equipes auto-organizáveis.

Simplicidade

  • Código limpo.
  • YAGNI - You ain't gonna need it.
  • DRY - Don't repeat yourself .

O processo se adapta as necessidades da equipe (Time)

  • Em intervalos regulares, a equipe reflete sobre como se tornar mais eficaz e então refina e ajusta suas práticas, sempre tendo em vista estes princípios.

O Time Scrum não deve se prender apenas às diretrizes citadas anteriormente. Qualquer outro princípio, diretriz ou valor que possa melhorar o processo, deve ser agregado ao mesmo, se assim o Time Scrum entender que é válido.

Para aprofundar mais o conhecimento sobre a abordagem ágil e alguns princípios, visite a página de Referências.

Informações Adicionais
Materiais de Suporte