Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 20/04/2024 04:43:36

Mostra do Centro de Memória do TRT-PR celebra 80 anos da Justiça do Trabalho

Notícia publicada em 10/05/2022
grupo de servidores terceirizados, com uniforme azul e branco, de costas para guias do centro de memória, em visitação à exposição
Servidores terceirizados do Tribunal em visita à Mostra

O Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR) inaugura nesta semana a Mostra “80 Anos da Justiça do Trabalho”, uma lembrança da história da Justiça trabalhista e homenagem às mulheres e homens que contribuíram para a realização e desenvolvimento desse ramo do Judiciário. A exposição começa nesta terça-feira, 10 de maio, data em que é celebrado o “Dia da Memória do Poder Judiciário”, e permanecerá por 30 dias, no Centro de Memória, localizado na sede do Tribunal, à Alameda Doutor Carlos de Carvalho, nº 528, no Centro de Curitiba.

Para quem não está em Curitiba, há a possibilidade de visitação virtual, a partir do link abaixo, reproduzido também no fim deste texto, inclusive com “navegação” pelas fotografias, por meio do sistema exibição pública e pesquisa do Centro de Memória.

CLIQUE PARA NAVEGAR PELAS FOTOS DA EXPOSIÇÃO:
PARTE 1      PARTE 2

A Mostra “80 Anos da Justiça do Trabalho” expõe processos de valor histórico, dos anos de 1934, de 1941 (ano da instituição da Justiça do Trabalho) e 1976 (ano da instalação do TRT-PR). Também há a reprodução, com objetos utilizados nos primeiros anos de existência do Tribunal, do Gabinete da sua primeira Presidência, então sob comando do Juiz Alcides Nunes Guimarães.

Fotografias documentam o trabalho dos primeiros magistrados e servidores da instituição e das primeiras sedes, além de magistrados e servidores que atuam no presente nas Varas do Trabalho de todo o Paraná.

Compõe a mostra, ainda, a publicação dos Anais do IX Encontro Nacional da Memória da Justiça do Trabalho, realizada no TRT-PR no ano de 2018. O evento proporcionou a reflexão e a troca de experiências entre magistrados e servidores de todo o País que atuam na política de preservação e defesa dos acervos históricos dos Regionais Trabalhistas.

A exposição homenageia também o Ministério Público do Trabalho e a Ordem dos Advogados, representados por materiais históricos e institucionais.

Vídeos

Durante a visita, o interessado pode assistir a vídeos com relatos do Desembargador aposentado Ney José de Freitas, responsável pela instalação do Centro de Memória, em 2010, quando da sua gestão na Presidência do Regional trabalhista paranaense; da servidora aposentada Maria Eunice Rodrigues da Silva, pioneira dos projetos de busca e preservação da memória do TRT-PR, e da servidora Kátia Fialho, que trabalhou na restauração de processos históricos do Tribunal. No vídeo, a servidora faz uma demonstração da técnica de limpeza e conservação de um processo em papel. Após o procedimento, o documento recebe o selo do Acevo Histórico.

“Não há possibilidade de vida, de civilização, de nada, sem o respeito àqueles que nos antecederam (...). A memória é um fato do passado que não mais se repetirá, mas que tem que ser registrado”, declara, em seu depoimento gravado, o Desembargador aposentado Ney José de Freitas.

DEPOIMENTO DO DESEMBARGADOR APOSENTADO
NEY JOSÉ DE FREITAS, FUNDADOR DO CENTRO DE MEMÓRIA

DEPOIMENTO DA SERVIDORA APOSENTADA MARIA EUNICE
RODRIGUES DA SILVA, EX-CHEFE DA SEÇÃO DE MEMÓRIA

VÍDEO DEMONSTRATIVO DO PROCESSO DE
RESTAURAÇÃO DE PROCESSOS HISTÓRICOS

VÍDEO INSTITUCIONAL DOS 45 ANOS DE INSTALAÇÃO
DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO DA NONA REGIÃO

VÍDEO INSTITUCIONAL DA OAB

VÍDEO COM PANORAMA DA MOSTRA

CLIQUE AQUI PARA NAVEGAR PELAS FOTOS DA EXPOSIÇÃO:


PARTE 1      PARTE 2

ACESSE AQUI O EBOOK DOS ANAIS DO IX ENCONTRO
NACIONAL DA MEMÓRIA DA JUSTIÇA DO TRABALHO