Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 25/04/2024 08:16:57

Campeão olímpico de vôlei ministra palestra de encerramento da 2ª Semana de Saúde no TRT-PR

Notícia publicada em 30/10/2018
Nalbert: "Quando achava que tinha chegado ao
limite da dor física e mental, eu ia além"

O ex-jogador de voleibol e campeão olímpico Nalbert Bitencourt foi o palestrante convidado para encerrar a 2ª Semana de Saúde do TRT do Paraná, na última sexta-feira (26). Na sede do Tribunal, em Curitiba, o atleta conversou com magistrados, servidores e convidados sobre suas experiências pessoais, apresentando ainda conceitos que considera importantes para a construção de equipes de sucesso.

Capitão da seleção brasileira por oito anos, o atleta liderou o grupo de jogadores que venceu as Olimpíadas de Atenas, em 2004, e os mundiais de 2001, 2002 e 2003. Para ele, que sofreu uma grave lesão no ombro quatro meses antes da competição que resultou no ouro olímpico, características como obstinação, disciplina, foco e motivação podem nos levar a realizar o que muitos consideram impossível.

“Durante os quatro meses de recuperação, eu sentia que tinha a obrigação de fazer algo diferente todos os dias. Quando achava que já tinha chegado ao limite da dor física e mental, eu ia além. Foi assim que me recuperei a tempo e me tornei campeão olímpico”, contou.

Nalbert falou também sobre a força do trabalho em equipe. De acordo com o atleta, uma atuação voltada para o trabalho coletivo pode potencializar os talentos individuais. "Sozinhos, éramos muito bons. Juntos, nos tornávamos fenômenos”, declarou o palestrante, referindo-se à seleção brasileira de vôlei.

Saber lidar com os altos e baixos da carreira profissional foi outra característica destacada pelo palestrante. Para o ex-jogador, em todas as profissões passamos por vitórias e derrotas, conquistas e frustrações, e é importante não se deixar abater nos momentos difíceis. "Quem tem resiliência para encarar os obstáculos do caminho, para aprender e se tornar melhor com eles, certamente estará destinado ao sucesso”, concluiu.

Lis Soboll (ao centro), entre os juízes Valéria R. F. da
Rocha e Marcus Aurelio Lopes, gestores regionais
do Programa Trabalho Seguro

Violência e Assédio Organizacional

O encerramento da 2ª Semana de Saúde do TRT do Paraná contou ainda com a palestra "(Re)Conhecimento: O lado avesso da violência no trabalho", proferida pela psicóloga e professora da universidade Federal do Paraná Lis Andréa P. Soboll, especialista em assédio moral organizacional.

Segundo a professora, o assédio organizacional é uma das modalidades que acontecem no ambiente de trabalho das mais difíceis de ser percebidas por administradores e gestores. Isto ocorre em razão de que ele faz parte da cultura corporativa das instituições, sendo um tipo de violência muitas vezes vista como algo "normal" ou "natural".

Sobre a Política de Prevenção e Combate ao Assédio Moral e Sexual, a ser implantada pelo TRT-PR em 2019, a palestrante destacou que a inovação desta abordagem é devido ao fato de que ela não tem a lógica punitiva de julgar as pessoas, mas encontrar soluções para que haja maior qualidade nas relações profissionais e interpessoais no âmbito do Tribunal.

Veja mais fotos do encerramento da Semana AQUI.


Assessoria de Comunicação do TRT-PR
Fotos: Pedro Macambira

(41) 3310-7309
ascom@trt9.jus.br