Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 26/04/2024 16:34:12

Auditoria do TCU confere destaque nacional a Portal do TRT-PR no quesito transparência

Notícia publicada em 28/09/2018
TRT-PR ficou em segundo lugar no
ranking divulgado pelo TCU

O TRT do Paraná conquistou mais uma posição de destaque a nível nacional, desta vez no quesito Transparência dos Portais Eletrônicos Oficiais, em auditoria realizada pelo Tribunal de Contas da União. O objetivo do TCU foi avaliar o grau de aderência dos sítios da internet à legislação e às boas práticas definidas em guias de implementação e de avaliação de portais de transparência.

O Regional paranaense aparece em 2º lugar dentre 135 organizações públicas federais avaliadas, dos Poderes Judiciário e Legislativo, e também do Ministério Público da União e de empresas estatais vinculadas ao Poder Executivo Federal.

Na avaliação final constante do Relatório de Auditoria, apreciado pelo plenário do Tribunal de Contas e transformado em acórdão, o grau máximo alcançado no ranking do índice de transparência foi 0,89. O TRT do Paraná atingiu, neste tópico, a nota 0,88, o que lhe garantiu a segunda colocação.

O acórdão do TCU traz recomendações e prazos para que as organizações façam ajustes em desconformidades encontradas, relacionadas a itens como licitações, contratos, prestação de contas, informações institucionais, consultas públicas, serviços de Ouvidoria, instrumentos de gestão fiscal, requisitos de transparência, indicadores de desempenho, programas e ações, Serviço de Informações ao Cidadão e execução orçamentária e financeira, entre outros aspectos.

A auditoria foi realizada pela Secretaria de Fiscalização de Tecnologia da Informação - Sefti, unidade especializada do TCU criada em agosto de 2006 para fiscalizar a gestão e o uso de recursos de TI na Administração Pública Federal.  O monitoramento periódico se alinha à necessidade de que gestores públicos dediquem atenção a questões relacionadas à segurança da tecnologia da informação e à qualidade dos sistemas informatizados disponíveis ao público.


Assessoria de Comunicação do TRT-PR
(41) 3310-7309
ascom@trt9.jus.br