Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 22/07/2019 19:23:14

TRT-PR 42 ANOS: humanismo e defesa da justiça social

Notícia publicada em 19/09/2018

Clique na imagem ou aqui e veja todas as fotos do Aniversário de 42 Anos do TRT-PR

"A proteção dos direitos sociais, inseridos na nossa Constituição Federal, não é escolha simples de um povo, numa determinada época; é verdadeira vocação". Foi assim que a presidente do TRT-PR, desembargadora Marlene T. Fuverki Suguimatsu, ressaltou os valores de humanismo e justiça social que guiam o Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região nos seus 42 anos de existência.

A celebração do quadragésimo segundo aniversário do TRT-PR aconteceu na última sexta-feira (14/09), em cerimônia realizada no Plenário Pedro Ribeiro Tavares, o principal da instituição. A cerimônia foi marcada pela homenagem do Jubileu de Prata àqueles que inteiraram 25 anos de atuação no Tribunal. Também foi concedida a comenda da Ordem do Mérito das Araucárias àqueles que contribuem ao longo de sua atuação profissional e social com o engrandecimento do Direito do Trabalho e a valorização da Justiça do Trabalho.


Presidente do TRT-PR Marlene T. Fuverki Suguimatsu dá boas vindas aos presentes
Saxofonista e clarinetista Daniel Ferreira foi responsável pela música do evento

A desembargadora Marlene T. Fuverki Suguimatsu ressaltou que o valor da instituição se constrói com a dedicação das pessoas ao Direito do Trabalho, ressaltando o papel de magistrados, advogados, procuradores, acadêmicos e servidores. "As homenagens prestadas na noite de hoje expressam exatamente o nosso reconhecimento e agradecimento, por seus feitos particulares, suas ações, sua cooperação, sua dedicação e seu respeito", reconheceu.

A desembargadora também recordou que, desde que foi fundado, às 15h do dia 17 de setembro de 1978, o TRT-PR sempre soube se adaptar às inúmeras mudanças tanto sociais, quando jurídicas, quanto tecnológicas. "À época da instalação do Regional, o papel era recurso que fazia parte do cotidiano. Essa talvez tenha sido a mais profunda mudança - do material para o virtual - que já superamos", lembrou.

Na cerimônia, os presentes assistiram a apresentação do clarinetista Daniel Ferreira, que executou as músicas "Odeon", um clássico do choro de Ernesto Nazareth, e o Arioso da Cantata BWV 156, de Johann Sebastian Bach.

Além da desembargadora Marlene Suguimatsu, compuseram a mesa de honra o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho no Paraná, Gláucio Araújo de Oliveira; a presidente da Associação dos Magistrados Trabalhistas do Paraná (Amatra IX), juíza Camila Gabriela Greber Caldas; o representante da Ordem dos Advogados do Brasil, advogado Luiz Corona; representando a governadora do Estado do Paraná, a procuradora do Estado Maria Joseane Fronczak da Cunha; o defensor público-geral do Estado do Paraná, Eduardo Pião Ortiz Abraão; o comandante da 5ª Região Militar, Gal. Aléssio Oliveira da Silva; e o representante do Comando do 2º Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo, Maj. Ronaldo Ruaro.


Homenageados estiveram ao centro do plenário e ao lado da mesa de honra
Des. Marlene Suguimatsu ressaltou a vocação para a justiça social do TRT-PR

Receberam a Medalha da Ordem das Araucárias os magistrados aposentados do TRT-PR Alberto Manenti, Gabriel Zandonai, Nacif Alcure Neto, Paulo Afonso Miranda Conti, Rubens Edgard Tiemann, Teresinha Salete Adamshuk, Zeno Simm e José Aparecido dos Santos. Além destes, também receberam os advogados Aldacy Rachid Coutinho, José Lúcio Glomb, Geraldo Roberto Corrêa Vaz da Silva, Jorge Hamilton Aidar, os quais têm longa atuação junto à Justiça do Trabalho do Paraná.

O certificado do Jubileu de Prata, reconhecimento da administração do Tribunal àqueles que completaram 25 anos de serviços prestados à Justiça do Trabalho, foi entregue a 152 magistrados e servidores.

Assessoria de Comunicação do TRT-PR
Fotos: Alexandre Gonçalves e Jason Silva
(41) 3310-7309

ascom@trt9.jus.br