Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 18/04/2024 05:29:57

TRT-PR assina Termo de Compromisso que beneficia jovens em situação de vulnerabilidade social

Notícia publicada em 06/08/2018
Desembargadora Rosemarie
Diedrichs Pimpão assinou
o documento pelo TRT-PR

A desembargadora do TRT do Paraná Rosemarie Diedrichs Pimpão, gestora regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, assinou, na manhã desta segunda-feira (6), Termo de Compromisso para o Cumprimento de Cota de Aprendizagem, em conjunto com autoridades do Tribunal de Justiça do Paraná, Ministério Público do Paraná, Ministério Público do Trabalho e Superintendência Regional do Trabalho do Estado do Paraná.

O ato foi realizado nas dependências da Corregedoria do TJPR. Estiveram também presentes representantes da Associação de Ensino Social Profissionalizante - ESPRO, instituição formadora de aprendizagem, e da empresa Madero Indústria e Comércio S.A.

O compromisso sela uma conjugação de ações institucionais decorrentes do Protocolo de Intenções celebrado na sede do TRT-PR em 12 de junho desse ano. O documento prevê a execução de iniciativas voltadas à formalização de parceria interinstitucional para a concepção e implementação de políticas, gestões e ações que contribuam com a inserção social de adolescentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, pela via da aprendizagem.

Pelos termos ajustados na manhã de hoje, o Madero, que já cumpre a cota mínima de aprendizagem, apoiará a formação e contratação de 50 jovens aprendizes, com vistas ao incremento da sua cota de aprendizagem prevista em lei, abrangendo adolescentes de casas de acolhimento no Estado.  Para que tenham ampliadas suas chances de inserção no mercado de trabalho, os jovens passarão pelo curso de Assistente Administrativo. A etapa prática da aprendizagem será desenvolvida junto aos órgãos e locais indicados pelo Tribunal de Justiça do Estado do Paraná.

Todo o conteúdo teórico da formação profissionalizante, bem como o acompanhamento das atividades práticas dos jovens, ficará sob a responsabilidade da ESPRO, que atua em 1135 cidades de todo o Brasil. No Paraná, está presente em Curitiba e Região Metropolitana, Ponta Grossa, Londrina, Cascavel e Umuarama.

Para a desembargadora do trabalho, Rosemarie Pimpão, a ação é um passo importante para consolidar o compromisso das instituições com um dos princípios do Pacto Global da ONU, do qual o TRT-PR é signatário, no que diz respeito ao combate efetivo ao trabalho infantil em todo o mundo. "Para jovens em situação de vulnerabilidade social, o investimento em aprendizagem é um dos pilares que conduz à prática da verdadeira cidadania e à construção de um futuro melhor para todos eles. E o compromisso que agora firmamos demonstra esse nosso propósito, em sintonia com as instituições e empresas parceiras do Programa", afirmou.

"Visamos sempre conceder uma oportunidade para esses jovens. Já fazemos isso em nossas contratações e, ao nos integrarmos a esse programa, pretendemos adotar uma ação adicional àquilo que já faz parte do nosso DNA. Para nós é uma honra fazer parte de um projeto dessa envergadura, e esperamos que seja apenas a semente de um bom exemplo para que outros empreendedores, outros empresários e outras empresas façam o mesmo", comemorou Fabio Voelz, diretor de Recursos Humanos do Madero.

Autoridades e dirigentes de empresas participaram do ato de assinatura do Termo de Compromisso

Assessoria de Comunicação do TRT-PR
(41) 3310-7309

ascom@trt9.jus.br