Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 24/04/2024 10:02:27

Presidente do TRT do Paraná recebe visita de representante da ONU

Notícia publicada em 27/03/2018
A partir da direita: Daniel Balaban, desembargadora Marlene
Suguimatsu, Itamar Cortes e Luiz Hirata

A presidente do TRT do Paraná, desembargadora Marlene T. Fuverki Suguimatsu, recebeu, na tarde desta terça-feira (27), a visita do economista Daniel Silva Balaban, diretor do Centro de Excelência Contra a Fome e representante do Programa Mundial de Alimentos (PMA) das Nações Unidas no Brasil.

Daniel Balaban esteve acompanhado pelo advogado Itamar Cortes, especializado em Direito Desportivo e responsável por apresentar ao dirigente da ONU, em 2017, a ideia da criação de parcerias entre o PMA e o Poder Judiciário para a captação de recursos oriundos de multas, com o objetivo de colaborar com o programa em nível mundial. O PMA é, hoje, a maior agência da ONU, trabalhando ativamente em todo o planeta para garantir dignidade e melhores chances de desenvolvimento a populações desassistidas no campo alimentar.

"Fui apresentado ao Daniel em 2016, por intermédio de um funcionário da ONU que, juntamente comigo, fez parte da equipe que conduziu a tocha olímpica em Curitiba no ano de 2016. A partir disso, conheci um pouco mais sobre o trabalho do PMA e me propus a ajudar. A reunião no TRT-PR é a primeira de um ciclo que abrangerá Ministério Público do Trabalho e outros Tribunais do País em prol da causa", explicou Itamar.

"O escritório brasileiro do programa foi criado em 2011, e recebemos com expectativa positiva essa que é uma ideia inovadora dentro da trajetória do PMA. Para que o mundo alcance, até o ano de 2030, os objetivos propostos pelo Pacto Global da ONU, toda parceria é e sempre será muito bem-vinda", afirmou Balaban.

A presidente do TRT-PR enalteceu a iniciativa e comprometeu-se a encaminhar a proposta às instâncias competentes para discutir o formato de participação do Regional paranaense no programa. "Trata-se de um tema importantíssimo que se relaciona diretamente com os princípios que regem os Direitos Humanos. Tenho certeza de que a proposição será muito bem recebida pelos integrantes da Corte", avaliou. O secretário-geral da Presidência do TRT-PR, Luiz Eduardo Hirata, também participou da reunião.

Em Sessão Plenária (RA 8/2018) realizada em fevereiro deste ano, o Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região, por unanimidade de votos, já havia autorizado a manifestação de interesse de adesão do TRT-PR ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas.

Centro de Excelência Contra a Fome

Criado em 2011, o Centro de Excelência Contra a Fome realiza capacitações e consultorias, auxiliando nações da África, Ásia, América Latina e Caribe a implementar redes de proteção social e programas de alimentação escolar. O Centro funciona como o terceiro agente em algumas parcerias trilaterais entre o Brasil e outras nações, organizando atividades de assistência técnica para a troca de conhecimentos entre seus interlocutores. A instituição é mantida pelo Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (PMA) e pelo governo brasileiro.


Assessoria de Comunicação do TRT-PR
Foto: Jason Silva
(41) 3310-7309
ascom@trt9.jus.br