Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 20/10/2019 08:23:20

Encontro no TRT-PR debate a implementação do Wiki Nacional

Notícia publicada em 29/11/2017

Juiz Rafael Palumbo (ao centro), Samoel F.
Primo (à esquerda) e Vlademir Suato (à direita)

Representando 23 Tribunais Regionais do Trabalho, estão reunidos na sede administrativa do TRT do Paraná, em Curitiba, secretários de corregedoria, diretores de secretaria e servidores, que participam da primeira reunião de trabalho sobre a implementação do projeto "Fluxo Nacional Otimizado de Procedimentos em Primeira Instância (Wiki)".

O encontro, segundo Samoel Ferreira Primo, que é secretário da corregedoria do TRT do Paraná, marca o início do desenvolvimento de uma ferramenta nacional, que pretende auxiliar na uniformização de procedimentos das Varas do Trabalho de todo o país. Para isso, será utilizada uma plataforma colaborativa (Wiki), alimentada com informações inseridas pelos próprios usuários, após análise prévia da comissão responsável pelo projeto. 

O juiz auxiliar da Corregedoria do TRT do Paraná, Rafael Gustavo Palumbo, fez a abertura do encontro, salientando que equalizar os procedimentos com a participação coletiva de todas as regiões do Brasil deve simplificar e modernizar o trabalho das unidades judiciárias.

A proposta de criação do Wiki Nacional surgiu no decorrer de reuniões periódicas de secretários de corregedoria, em Brasília, com base na apresentação de projetos implementados nos TRTs da 15ª e da 23ª Região.

Regionais de todo o país enviaram representantes
para a reunião sobre o Wiki Nacional

"É como um manual de procedimentos que pode ser atualizado a qualquer momento, em um ambiente voltado à gestão do conhecimento", explicou Vlademir Nei Suato, coordenador do projeto e secretário da Corregedoria do Regional de Campinas. Durante a reunião, Vlademir Suato falou sobre a experiência do Tribunal com a plataforma Wiki e enfatizou que a ferramenta não pretende padronizar entendimentos, mas uniformizar processos de trabalho.

O juiz auxiliar da Presidência do TRT do Mato Grosso, Plinio Gevezier Podolan, apresentou durante o encontro a Wiki PJe, plataforma que segue o mesmo princípio para esclarecer dúvidas relacionadas às rotinas de trabalho das Varas do Tribunal matogrossense.

A reunião, que termina hoje (29), inclui ainda uma série apresentações e debates, além da realização de um workshop e uma oficina de utilização da ferramenta.


Assessoria de Comunciação do TRT-PR
(41) 3310-7313
ascom@trt9.jus.br