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Consulta Processual
seta Como assinar digitalmente um documento

 

Assinatura digital de documentos para o peticionamento no Escritório Digital

 

Este manual é baseado no assinador de documentos BRy Signer e tem como objetivo servir de referência para a assinatura digital de documentos para o peticionamento. Existem outros softwares disponíveis para esta mesma finalidade e o procedimento de assinatura é semelhante.

 

Para informações sobre como utilizar o Assinador Digital ARISP, consulte as informações localizadas na página do programa (http://www.arisp.com.br/conteudo.aspx?idsecao=4&idsubsecao=0).

É necessário possuir um certificado digital para assinar os documentos. Os tipos mais comuns de meios de armazenamento de certificados são o token (semelhante a um pen-drive) ou o cartão.

 

 

 

O documento a ser assinado deve estar em formato PDF. O PDF pode ser criado através da digitalização de um documento ou a partir de um texto gravado nesse formato. Existem vários programas que trabalham com este formato de arquivo. O BROffice, por exemplo permite gravar textos em formato PDF. O PDF Creator trabalha como uma impressora no Windows e permite direcionar todo o texto que será impresso para um arquivo PDF. Alguns programas que acompanham os equipamentos de digitalização (scanner) também permitem produzir arquivos nesse formato.

 

Ao abrir o BRy Signer, será apresentada uma tela de registo:

 

 

Clique em Continuar e em seguida preencha as informações solicitadas. Esse registro é opcional e pode-se clicar em Cancelar para prosseguir com a execução do programa.

 

 

Para assinar um documento eletrônico, basta selecionar o arquivo desejado na lista de arquivos apresentada na tela principal. Se houverem mais arquivos a serem enviados no peticionamento, o BRy Signer permite a seleção de mais de um arquivo para assinar digitalmente.

 

A figura a seguir exemplifica a seleção de um arquivo chamado "Arquivo da peticao.pdf".

 

 

 

 

Após selecionar o documento, clique no botão Assinar. O botão Assinar é o primeiro da barra de botões que está localizada na parte superior da tela.

 

Para selecionar o ceritificado, clique na linha correspondente ao nome para o qual o certificado digital foi emitido, e em seguida clique no botão Selecionar.

 

 

Será exibida uma tela que permite a inserção de um comentário no documento assinado. Este comentário é opcional. Clique em Não para ignorar a adição de um comentário.

 

 

Digite a senha do certificado (PIN). A janela para a digitação da senha pode variar conforme o fornecedor do certificado.

 

 

Será gerado um novo arquivo, com a extensão P7S, que corresponde ao documento assinado digitalmente. Este arquivo é o que deve ser enviado no peticionamento.

 

 

 

jboss89

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