Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 01/12/2020 15:06:38

Programa Trabalho Seguro

O Programa Trabalho Seguro - Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho - é uma ação que visa implementar medidas que evitem acidentes no trabalho e que preservem a saúde do trabalhador.

Para alcançar esse objetivo, a Justiça do Trabalho realiza parcerias com instituições públicas e privadas em eventos de conscientização, como cursos e seminários, e no desenvolvimento de projetos que contribuam para garantir um ambiente laboral saudável.

O Programa Trabalho Seguro é uma iniciativa do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e está regulamentado pela Resolução nº 96/2012 do CSJT.

A atividade nacional possui representantes nos Tribunais Regionais do Trabalho; no Paraná, a ação intitula-se Programa Trabalho Seguro PR e tem como gestora a juíza Valéria Rodrigues Franco da Rocha, titular da 13ª Vara do Trabalho de Curitiba.

Trabalho Sustentável

Uma nova forma de produzir

O Programa Trabalho Seguro PR amplia e aprofunda seus objetivos, agregando às suas ações o programa Trabalho Sustentável - Uma nova forma de produzir.

O projeto insere a Justiça do Trabalho na busca por um mundo mais sustentável, ressaltando a importância do trabalho em um ambiente equilibrado, economicamente viável, socialmente justo e eticamente responsável.

O Programa Trabalho Sustentável - Uma Nova Forma de Produzir está alinhado estrategicamente à Agenda 2030 do Pacto Global da ONU, do qual o TRT-PR é signatário. As ações do Programa harmonizam-se com ao menos seis Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do Pacto Global: ODS 1 (erradicação da pobreza); ODS 3 (saúde e bem estar); ODS 5 (igualdade de gênero); ODS 8 (trabalho decente e crescimento econômico); ODS 9 (indústria, inovação e infraestrutura); ODS 12 (consumo e produção responsáveis).

O programa cumpre também metas do Poder Judiciário, como a Meta 9, do CNJ ( integrar a agenda 2030 da ONU ao Poder Judiciário) e as Metas 1 e 2 do Programa Trabalho Seguro (a de realizar ato público para divulgação do tema do biênio, preferencialmente com participação de expositor de referência na matéria, e a de realizar evento científico multidisciplinar na jurisdição do Tribunal Regional sobre o tema do biênio, respectivamente).




Gestores

Gestores Regionais (TRT do Paraná)

Gestores Nacionais

O Comitê Gestor Nacional do Programa Trabalho Seguro é composto por:

Ministra DELAÍDE ALVES MIRANDA (TST) - Coordenadora

Representante da Região Sudeste
Desembargador SEBASTIÃO GERALDO DE OLIVEIRA - TRT3ª Região (MG)

Representante da Região Centro-Oeste
Desembargadora MARIA BEATRIZ THEODORO GOMES - TRT 23ª Região (MT)

Representante da Região Norte
Desembargadora MÁRCIA NUNES DA SILVA BESSA - TRT 11ª Região (AM/RR)

Representante da Região Nordeste
Juiz do Trabalho ANDRÉ MACHADO CAVALCANTI - TRT 13 ª Região (PB)

Representante da Região Sul
Juiz do Trabalho LEONARDO VIEIRA WANDELLI - TRT 9ª Região (PR)

Responsável por este conteúdo: Mário Kruger
Contato: trabalhoseguro@trt9.jus.br
Atualizado em: 20/10/2020