Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 29/04/2024 11:27:51

Sociedade civil faz manifestação pública em defesa da Justiça do Trabalho

Notícia publicada em 04/03/2024
Foto do Presidente do TRT da Nona Região, Desembardagor Célio Waldraff, falando para a multidão presente no ato em defesa da competência da justiça do trabalho em frente ao fórum trabalhista de Curitiba
Ato em frente ao Fórum de Trabalhista de Curitiba reuniu cerca de 400 pessoas.
Crédito: Jason Silva / Ascom TRT-PR

Representantes de diversas entidades da sociedade civil reuniram-se em frente aos fóruns trabalhistas nas cidades de Curitiba, Cascavel, Maringá e Londrina no Paraná, na tarde desta quarta-feira (28 de fevereiro), para uma manifestação em defesa da Justiça do Trabalho. A preocupação é com recentes decisões em Reclamações Trabalhistas por ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), que abrem a possibilidade de processos sobre relações de trabalho não serem analisados pela justiça especializada. Casos concretos são o da pejotização, que podem ser direcionados para o Judiciário Cível, o que contraria o artigo 114 da Constituição Federal; e dos vínculos de emprego em serviços por aplicativos, em que as decisões do Tribunal Superior do Trabalho (TST) têm sido revisadas no mérito, quando o TST seria a última instância de julgamento.

As manifestações ocorreram em todo o Brasil organizadas pela Associação Brasileira da Advocacia Trabalhista (ABRAT). No estado, a organização foi da Associação da Advocacia Trabalhista do Paraná (AATPR), além da Abrat.

Em Curitiba, o ato teve apoio do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR), da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Paraná (OAB-PR), Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT-PR), da Universidade Federal do Paraná (UFPR), além de advogados patronais e de trabalhadores, sindicatos e associações.

Entrevista - Desembargador Célio Waldraff - Presidente do TRT-PR

Entgrevista - Dr. Ricardo Marcelo Fonseca - Reitor UFPR

Entrevista - Advogado José Lúcio Glomb, representando a OAB-PR, ex-presidente da entidade (2010/2012),
 

Entrevista - advogado Marco Aurélio Guimarães, presidente da AATPR

Interior

Em Londrina, o ato foi realizado no Fórum Trabalhista por servidores e advogados. Na cidade de Cascavel, a manifestação reuniu advogados, vereadores da cidade, sindicatos, MPT e servidores. Em Maringá, a mobilização envolveu juízes trabalhistas e federais, MPT, representantes sindicais e a OAB.

Ato em defesa da Justiça do Trabalho no Fórum de Londrina.
Crédito: Cristiane Sabino / TRT-PR

Manifestação no Fórum de Maringá.
Crédito: Fábio Adriano Egea

Sociedade mobilizada em Cascavel em prol da prerrogativa da Justiça do Trabalho.
Crédito: OAB Cascavel / Divulgação

Entrevista - juíza Tatiana Raquel Bastos Buquera, diretora de Relações Externas e Imprensa da Associação dos Magistrados da 9ª Região (Amatra 9).

Entrevista - juíza Rosiris Rodrigues de Almeida Amado Ribeiro, Diretora do Fórum de Curitiba.

Entrevista Bruno Chaves - representante do Sinjutra

Entrevista - Advogada Maíra Fonseca

Veja a galeria de fotos clicando aqui.

Texto: HC / Ascom TRT-PR