Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 27/04/2024 00:03:12

Dissídio do transporte de passageiros da região de Ponta Grossa vai a julgamento

Notícia publicada em 31/08/2021

Numa audiência de tentativa de conciliação realizada nesta terça-feira (31), as partes decidiram, em comum acordo, submeter a julgamento pela Seção Especializada do TRT-PR, o dissídio que envolve o sindicato dos trabalhadores no transporte municipal, intermunicipal e interestadual de passageiros da região de Ponta Grossa e o sindicato das empresas do setor em Curitiba e outras regiões do estado. Ainda participa do dissídio, como terceira interessada, a federação dos trabalhadores do transporte rodoviário do Paraná.

A audiência telepresencial foi presidida pelo desembargador Aramis de Souza Silveira. Representou o Ministério Público do Trabalho o procurador regional José Cardoso Teixeira Júnior.

Segundo as partes, o conflito não está no mérito das cláusulas da convenção coletiva da categoria, mas sim no fato de algumas empresas do ramo em Ponta Grossa terem questionado judicialmente a condução do acordo pelo sindicato das empresas com sede em Curitiba.

Dessa forma, a convenção coletiva celebrada entre o sindicato das empresas na capital e a federação dos trabalhadores, com abrangência em várias regiões do estado, não contemplou os trabalhadores da região de Ponta Grossa.

O desembargador Aramis de Souza Silveira propôs às partes que conciliassem o dissídio com a inclusão do sindicato dos trabalhadores de Ponta Grossa na convenção estadual da categoria, mas a proposta foi recusada pelo sindicado obreiro em razão de resistência de empresas da região de Ponta Grossa.

Assim, o dissídio segue para julgamento pela Seção Especializada.

A audiência foi gravada e pode ser assistida no canal do TRT-PR, no YouTube (AQUI).

Acesse a ata da audiência, AQUI.

Dissídio nº 0000829-72.2021.5.09.0000.

TRT da 9ª Região (PR)
Assessoria de Comunicação
Texto: Márcio Lopes
(41) 3310-7313
ascom@trt9.jus.br