Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 26/04/2024 18:24:16

Hoje, ao vivo: Professor Zeno Simm analisa relação do suicídio com o trabalho

Notícia publicada em 03/09/2020

No dia 10 de setembro (quinta-feira), o professor Zeno Simm, advogado e desembargador aposentado do TRT-PR, fará uma análise sobre o suicídio como acidente de trabalho. A palestra integrará o “II Simpósio Setembro Amarelo – pela promoção da Saúde Mental”, um dos eventos deste mês voltados à prevenção ao suicídio.

O simpósio é promovido pelo TRT-PR, por meio do Programa Trabalho Seguro, em parceria com o TJ-PR e a OAB-PR.

O professor Zeno Simm abordará o aumento de casos de empregados que tiram a própria vida por não suportarem a forma como se dá a organização do trabalho em determinados locais. São situações em que a pressão para o atingimento de metas, o assédio moral ou o medo do desemprego contribuem para o desenvolvimento ou o agravamento de transtornos mentais, que podem levar o trabalhador ao suicídio. Os bancários são uma categoria representativa desse grupo, em que se verifica grande número de ocorrências.

O convidado destaca a importância do Setembro Amarelo, por colocar em pauta um tema que ainda é tabu. Segundo o jurista, as famílias relutam em admitir o suicídio de um ente querido e mesmo a imprensa costuma tratar do tema de forma branda: Precisamos encarar o suicídio como um problema de saúde pública. É necessário conversar a respeito para prevenir”, declarou.

O II Simpósio Setembro Amarelo contará também com palestra do psiquiatra e professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Saint Clair Bahls – especialista em transtornos de humor e de ansiedade, psicofarmacologia e psicoterapia - e com depoimento pessoal da juíza substituta Larissa Koteski, da 70° Seção Judiciária do Tribunal de Justiça na Comarca de Jaguariaíva.

A live ocorrerá das 19h às 21h30 e será transmitida pela Escola Superior de Advocacia da OAB/PR. (Acesse AQUI).

Números


Os número evidenciam a relevância do tema. No Brasil, são registrados a cada ano aproximadamente 12 mil suicídios. Em todo o mundo, o número ultrapassa 1 milhão de casos. Os dados são da Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP e do Conselho Federal de Medicina – CFM, que promovem o Setembro Amarelo. As entidades destacam que 96,8% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais. Desse total, a depressão vem em primeiro lugar, seguida do transtorno bipolar e do abuso de fármacos ou substâncias ilícitas.

Para mais informações sobre o Setembro Amarelo, confira AQUI o site da campanha.

Serviço

Evento: II Simpósio Setembro Amarelo – pela promoção da Saúde Mental
Dia: 10 de setembro
Horário: Das 19h às 21h30
Onde: Canal da Escola Superior de Advocacia da OAB/PR no YouTube


Texto: Gilberto Bonk Jr
Assessoria de Comunicação do TRT-PR
(41) 3310-7309
ascom@trt9.jus.br