Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 27/04/2024 01:34:03

Crianças e adolescentes serão beneficiados com doação de 3,5 mil máscaras do TRT-PR

Notícia publicada em 09/07/2020
Secretária municipal de educação com uma
das máscaras que serão distribuídas

Na última quarta-feira (08), o TRT do Paraná, por intermédio do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem (PCTIR), oficializou a entrega de 3,5 mil máscaras de proteção à Secretaria de Educação do Município de Curitiba e à Secretaria da Saúde do Estado Paraná, que ficaram responsáveis pela distribuição do material a crianças e adolescentes.

Na abertura da solenidade virtual de entrega das máscaras, o presidente do Regional paranaense, desembargador Sergio Murilo Rodrigues Lemos, ressaltou a importância da proposta do PCTIR de alcançar crianças em situação difícil distribuindo material de proteção.

Ainda na ocasião, o magistrado se dirigiu à secretária municipal de educação de Curitiba, Maria Sílvia Bacila, e ao diretor geral da Secretaria da Saúde do Estado do Paraná, Nestor Werner Junior, agradecendo pelos trabalhos desenvolvidos no sistema de ensino e na condução da crise sanitária no estado, durante a pandemia.

PCTIR

A gestora regional do Programa, desembargadora Rosemarie Diedrichs Pimpão, manifestou-se em seguida, observando que os problemas econômicos agravados pela pandemia de covid-19 já resultam em um aumento do número de famílias em situação de vulnerabilidade, fator que influencia de forma direta crianças e adolescentes, que são conduzidos ainda mais ao trabalho precoce.

“Essa solenidade virtual que concretiza a doação de máscaras pelo PCTIR (...) é o exercício da esperança, que solidifica uma ação concreta de conferir visibilidade à missão institucional do Programa, de combater o trabalho infantil e conferir efetiva proteção contra a covid-19”, declarou.

Educação e Saúde

A solenidade ocorreu de forma virtual, respeitando
as atuais regras de distanciamento social

Também durante a cerimônia, Maria Sílvia Bacila agradeceu ao PCTIR por ter incluído o Município de Curitiba na ação. A secretária municipal de educação informou que crianças especiais do ensino público serão as primeiras a receber o material de proteção doado, uma vez que precisam se deslocar a clínicas médicas e hospitais com maior frequência.

Nestor Werner Junior, que representou a Secretaria da Saúde do Estado do Paraná, mencionou o número de crianças e de adolescentes contaminados pelo coronavírus no estado, chamando a atenção sobre a necessidade de fornecimento do material de proteção também a esta parcela da sociedade.

“Essa ideia de que criança não pega, de que adolescente tem saúde boa, não pode prosperar. Hoje nós temos 2.758 casos confirmados em pessoas entre 0 e 19 anos e quatro óbitos nesta faixa etária. (...) É necessário redobrar a segurança, redobrar as medidas de proteção”, alertou.

Máscaras

A produção do material observou as mais recentes recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre as especificações de tecido e confecção, garantindo que as máscaras, além de seguras, se ajustem perfeitamente ao rosto das crianças. O material de proteção inclui, ainda, a estampa do catavento colorido que é símbolo internacional da luta contra a exploração da mão-de-obra infantil.
Para assistir à gravação da solenidade no canal do TRT-PR no YouTube, clique AQUI.


Texto: Angelica Betencourt
Assessoria de Comunicação
ascom@trt9.jus.br