Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 26/04/2024 10:26:12

Justiça do Trabalho entrega sede atualizada da VT de Rolândia

Notícia publicada em 28/11/2019
A equipe de servidores, estagiários e prestadores de serviço recebeu
os cumprimentos pela manutenção da qualidade da prestação jurisdiscional
Ao fundo, a juíza da VT de Rolândia, Patrícia Benetti Cravo, assiste ao discurso
da Presidente do TRT-PR, Marlene T. Fuverki Suguimatsu (primeiro plano)


A Vara do Trabalho de Rolândia completará 26 anos no próximo dia 9 de dezembro. Na quarta-feira (27/11), esta unidade da Justiça do Trabalho no Norte do Paraná recebeu como “presente antecipado” a entrega das obras de revitalização da sua sede. Além de advogados, servidores e magistrados, são diretamente beneficiados os quase 90 mil habitantes das cidades de Jaguapitã, Miraselva, Prado Ferreira, Pitangueiras, e dos próprios rolandenses.

Dentro dos princípios da sustentabilidade humana, ambiental e econômica, as obras consistiram em utilização de telhas termoacústicas, diminuindo a poluição sonora e os efeitos da variação térmica dentro do prédio; instalação de cisterna para reaproveitamento da água da chuva; instalação de banheiro para pessoas com necessidades especiais e de ar-condicionado mais eficiente na utilização de eletricidade.

Ao seu turno, a troca da fiação elétrica e de redes de dados, além de tornar o prédio mais seguro, também auxilia na diminuição da conta de luz e na melhora na comunicação. Já a recém construída sala de perícias tornará mais ágil este tipo de procedimento judicial.

Para a Presidente do TRT-PR, desembargadora Marlene T. Fuverki Suguimatsu, a diminuição de custos econômicos a longo prazo justifica o investimento. Entretanto, os benefícios ao ser humano são ainda superiores e serão percebidos de imediato. “Estas medidas visam o bem-estar das pessoas e vão ao encontro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas)”, declarou.

À anfitriã do dia, juíza titular da VT de Rolândia Patrícia Benetti  Cravo, coube falar em nome da unidade e em nome da Associação dos Magistrados do Trabalho da 9ª Região (Amatra IX). Sua palavra teve dois destaques: o esforço e a paciência dos servidores, que, em meio às obras mantiveram a qualidade na prestação jurisdicional; e a defesa da Justiça do Trabalho enquanto instituição essencial para a construção da paz social.

“Em momentos de tantos ataques à nossa instituição, demonstrar que procuramos alternativas de aprimoramento revela que não podemos nunca nos esquecer que o mais importante é alcançar o ideal da prestação jurisdicional, tão almejada”, posicionou-se.

O valor do trabalho mulher foi pontuado pela presidente da Subseção de Londrina da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Vania Regina Silveira Queiroz. Ela ressaltou que as autoridades presentes, em sua maioria do gênero feminino, demonstram que a sociedade ganha quando a mulher está num lugar de igualdade de direitos e de responsabilidades. “Tenho certeza que esta casa terá muito mais condições de atender ao jurisdicionado, e, embora as reformas na legislação estejam trazendo tantas reduções no direito operário, nós devemos ir à luta, pois as conquistas dos trabalhadores não podem ser mitigadas”, afirmou.

O 1º Secretário da Câmara Municipal de Rolândia, vereador Irineu Moreno de Paulo,  falou em nome da casa a que pertence, representando o povo do município. Advogado de profissão, ele afirmou que há uma demanda muito grande pela Justiça, o que se revela pelo alto número de ações. “A Câmara Municipal agradece por estar presente neste momento e deseja imensamente que os funcionários e os cidadãos da cidade possam usufruir desta nova estrutura”, finalizou.

O Valor do Trabalho Humano

Em seu discurso, a Presidente Marlene Suguimatsu afirmou que as restrições orçamentárias impostas ao setor público brasileiro desde a Emenda Constitucional 95/2016 (“Emenda do Teto”) forçam os gestores a tomar decisões delicadas. Por este motivo, ela considera que a entrega da sede revitalizada da VT de Rolândia é uma vitória coletiva tanto para Rolândia e região, quanto para sua própria administração.

“Trata-se de importante vitória de juízes, servidores, advogados e, principalmente, dos trabalhadores e empresários, aos quais a entrega da Justiça se destina. Senhoras e Senhores, meu mandato na Presidência do Regional se finda em pouco mais de uma semana. Mas fico muito satisfeita em saber que nosso trabalho foi feito para melhor atender à comunidade, com grande zelo ao valor do trabalho humano”, ponderou.

O reconhecimento do valor do trabalho como instrumento de transformação do mundo e do ser humano veio ainda com a lembrança dos trabalhadores da obra em si, que muitas vezes passam despercebidos. “importante agradecer àqueles que efetivamente tornaram real esta revitalização: os pedreiros, os serventes, os mestres-de-obra, encanadores, eletricistas e pintores. O trabalho bem feito que foi realizado aqui é, certamente, resultado de muitas mãos que transformam ideias em realização concreta”, finalizou.

Clique na imagem abaixo e acesse a galeria do evento no Flickr do TRT-PR

Revitalização VT de Rolândia


Assessoria de Comunicação do TRT-PR
Fotos: Pedro Macambira
(41) 3310-7313
ascom@trt9.jus.br