Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 26/04/2024 11:01:33

Compromisso com a igualdade de gênero é objeto de termo de parceria assinado pelo TRT-PR

Notícia publicada em 16/08/2019

A igualdade de gênero não é tema que se esgotou com a entrada das mulheres no mercado de trabalho ou com os novos papéis por elas assumidos. Muito pelo contrário. É assunto presente tanto em discussões informais quanto formais, tanto na Academia quanto na mídia e em redes sociais.

Em harmonia com esta pauta, a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região, desembargadora Marlene T. Fuverki Suguimatsu, assinou na última semana Termo de Parceria que renova sua atuação no Grupo de Estudos Interinstitucional sobre Igualdade de Gênero no Poder Judiciário e Ministério Público. A Procuradora de Justiça Mônica Louise de Azevedo esteve na Presidência do Tribunal para realizar o novo convite (clique aqui para ver as fotos). 

Fazem parte do Grupo o Ministério Público do Estado do Paraná, Ministério Público do Trabalho da 9ª Região, Ministério Público Federal, Tribunal de Justiça do Paraná, Justiça Federal – Seção Judiciária do Paraná, Associação dos Magistrados do Trabalho da 9ª Região, Associação dos Magistrados do Paraná, Associação dos Juízes Federais do Paraná, Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho e Associação Paranaense do Ministério Público.

O Grupo, formado há dois anos, reúne-se bimestralmente para discussões sobre o tema e objetiva promover a igualdade de gênero dentro das instituições em que atuam. Dentre os compromissos firmados, está o levantamento periódico de dados e sua análise, para permitir a construção de um panorama avaliativo geral sobre igualdade de gênero e sobre o trabalho das mulheres no Poder Judiciário e no Ministério Público. Visa, também, formular e implementar políticas institucionais e ações internas e interdisciplinares para a promoção da igualdade.

Em junho deste ano, o Grupo realizou o Seminário Internacional sobre Igualdade de Gênero nas Instituições. O evento teve quatro painéis e tratou de temas como a mulher no espaço de trabalho, representatividade institucional feminina, discriminação de raça e gênero nas instituições e igualdade de gênero no Poder Judiciário e Ministério Público. Clique aqui para ler sobre o evento

 

Medida integra ações do TRT-PR pelo Pacto Global da ONU

Como signatário do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) desde março de 2018, o TRT-PR reafirma com este instrumento o seu compromisso permanente com a obtenção da equidade de gênero, que é um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O Pacto Global é uma iniciativa com o objetivo de mobilizar a comunidade internacional para adotar, nas suas práticas, valores fundamentais e internacionalmente aceitos. As diretrizes do documento estão fixadas em dez princípios básicos, que se distribuem em quatro áreas. A segunda área destaca o trabalho e, entre os itens relacionados ao tema, está a eliminação da discriminação no trabalho. Além disso, os integrantes do Pacto Global assumem a responsabilidade de contribuir para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Assessoria de Comunicação
ascom@trt9.jus.br
(41) 3310-7309