Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 19/04/2024 08:00:25

"Carne, osso" encerra mostra CineTrabalho no Fórum de Maringá

Notícia publicada em 22/11/2016
"Carne, osso" encerra mostra CineTrabalho no Fórum de Maringá

Filmes são exibidos no auditório do Fórum

O documentário "Carne, Osso", do diretor Carlos Juliano Barros (2011), encerra nesta sexta-feira, no Fórum Trabalhista de Maringá, a Mostra Itinerante CineTrabalho. Durante cinco dias, a mostra promoveu a disseminação de produções audiovisuais que abordam as condições de vida e trabalho ao redor do mundo.


A produção "Carne, Osso" foi comentada em artigo pela Juíza Noemia Porto, do TRT 10ª Região, na edição de março de 2015, nº 38 (melhor visualização nos navegadores Chrome e Internet Explorer), da Revista Eletrônica da Escola Judicial (páginas 137/153) 

No dizer da autora, a produção cinematográfica revela, de forma contundente, questões fundamentais do mundo do trabalho, como as relacionadas ao tempo, ao ritmo e à organização da produção.


"O sofrimento experimentado por incontáveis pessoas que vivem do seu trabalho exige, no mínimo, o compromisso com o debate, tanto no que concerne às políticas públicas endereçadas à prevenção dos infortúnios quanto sobre as reparações devidas às suas vítimas", afirma a juíza Noemia Porto. 
 

Mostra é composta de 15 produções

O documentário retrata as condições de trabalho nos frigoríficos avícolas das Regiões Sul e Centro-Oeste. A edição da Revista Eletrônica dedicada ao tema "Dano Moral Coletivo", em que o artigo foi publicado, já conta com 40.600 consultas.

A mostra CineTrabalho realizada no Fórum de Maringá é composta de 15 produções de sete diferentes países, como Argentina, Espanha, Portugal, Alemanha, França e Reino Unido. Criado há dez anos como um projeto da Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), o projeto funciona como uma atividade de extensão universitária denominada Tela Crítica. A iniciativa combina as características dos festivais de cinema e da disciplina de ciências sociais.

A iniciativa da projeção dos filmes foi do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná, por meio da Seção de Arquivo, Gestão Documental e Memória de Maringá. O material foi disponibilizado gratuitamente ao Tribunal. Confira AQUI a programação completa com os filmes que compuseram a mostra.



Notícia publicada em 22/11/2016
Assessoria de Comunicação do TRT-PR
(41) 3310-7313
ascom@trt9.jus.br