Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 26/02/2021 03:43:53

Fórum Trabalhista de Londrina promove exposição sobre saga de farmácias e farmacêuticos na região

Notícia publicada em 03/06/2016
Fórum de Londrina promove exposição sobre farmácias e farmacêuticos

  Farmácia Gomes (foto de 1935)
O Fórum Trabalhista de Londrina recebe a partir de segunda-feira (06/06) a exposição "Curas e Cuidados: As Farmácias de Londrina e a Justiça do Trabalho". Parceria entre o Museu Histórico de Londrina e o TRT do Paraná, a mostra ficará aberta ao público das 9 às 17 horas, até o dia 15 de junho. O Fórum Trabalhista de Londrina se localiza na Avenida do Café, 600.

O conteúdo da exposição é composto de imagens da coleção "Curar, cuidar e lembrar", que pertence ao Museu Histórico de Londrina, e também de processos judiciais selecionados e pesquisados pela Seção de Arquivos, Gestão Documental e Memória de Londrina, com casos exemplares que contam um pouco da história do ramo farmacêutico naquela cidade.
Farmácias e farmacêuticos tiveram um papel relevante no processo de colonização do Norte do Paraná, sendo, com frequência, o único recurso de saúde da população local, que sofria com malária, tifo e febre amarela, dentre outras doenças. No início e meados do Século XX predominava certa informalidade e era comum que medicamentos fossem fabricados na própria farmácia.
A exposição Curas e Cuidados também aborda a questão de regulamentação profissional, inclusive a instalação do Curso de Farmácia da Universidade Estadual de Londrina, em 1969.
O Museu Histórico de Londrina foi inaugurado em 18 de setembro de 1970, na antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Londrina. A partir de 1974 tornou-se órgão suplementar da Universidade Estadual de Londrina, vinculado academicamente ao Centro de Letras e Ciências Humanas.
 
Almanaque ofertado pela Drogaria e Farmácia Maria Izabel


Propaganda de medicamento


Exposição está montada no saguão do Fórum Trabalhista de Londrina
Notícia publicada em 02/06/2016
Imagens: Museu Histórico de Londrina “Pe. Carlos Weiss”
Assessoria de Comunicação do TRT-PR
(41) 3310-7313
ascom@trt9.jus.br