Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 19/04/2024 05:14:03

Memória da Justiça do Trabalho

Notícia publicada em 03/10/2013

Memória da Justiça do Trabalho

O cuidado, manuseio e arquivamento de documentos e processos trabalhistas, o desenvolvimento da política de preservação e tratamento adequado do acervo, com a preocupação de preservar a memória da Justiça do Trabalho e, ao mesmo tempo, aproveitar o exercício dessa atividade para transmissão de conhecimentos e promoção do ensino jurídico, são as linhas gerais que estão sendo tratadas no “Seminário de Gestão Documental, Memória e Ensino Jurídico”. O evento acontece, de hoje até amanhã, no Tribunal Regional do Trabalho do Paraná.


Na sexta-feira, ocorrerá, ainda, a reunião do Fórum Nacional Permanente em Defesa da Memória da Justiça do Trabalho (Memojutra), que tem por objetivo promover debates sobre a gestão e preservação de seus documentos. O Memojutra também incentiva e realiza estudos, pesquisas e análises com foco na guarda de documentos. É tarefa do Fórum, também, implementar ações junto ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), Tribunal Superior do Trabalho (TST), Colégio de Presidentes e Corregedores da Justiça do Trabalho (Coleprecor) e Conselho Nacional de Arquivo (Conarq).


Na solenidade de abertura, a presidente do TRT-PR, desembargadora Rosemarie Diedrichs Pimpão, afirmou a relevância de historiografar o Tribunal para as futuras gerações. “O Memojutra é a instância desse imprescindível resgate do passado, fundamental para a interpretação do nosso tempo e para o planejamento seguro do futuro da Justiça do Trabalho”, declarou a magistrada.


O presidente do Memojutra e vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, desembargador Luís José de Jesus Ribeiro, fez menção ao processo eletrônico no contexto da preservação da memória, tema da palestra que proferirá nesta sexta (04).


O presidente da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (e vice-presidente do Memojutra), desembargador Cássio Colombo Filho, afirmou que a valorização da memória marcou profundamente a gestão da atual presidente. “Mesmo com servidores competentes e boa estrutura, nada seria possível sem o apoio da Administração”, ressaltou. Em seguida entregou uma placa de homenagem à presidente.


A solenidade contou, ainda, com a participação de quatro servidores do TRT-PR que executaram peças ao piano (Luiz Eduardo de Menezes, Alexandre Vogelsanger Hungria de Camargo e João Guilherme de Castro) e harpa (Ubiracy Severo Franco de Godoy).

Compareceram à solenidade magistrados e servidores do Tribunal do Paraná e de diversos regionais.


Programação do dia 04 de outubro


No segundo dia do Seminário, os trabalhos ocorrerão na sede administrativa do TRT-PR – Avenida Vicente Machado, nº 147, sobreloja. Confira a programação:


09h30-10h30: Palestra Arquivo e Memória: a importância da preservação dos documentos eletrônicos, a ser proferida pelo desembargador Luís José de Jesus Ribeiro, presidente do Memojutra;


- 11h-12h: Oficina para servidores sobre catalogação do acervo com debate sobre padronização entre Regionais, sob a coordenação de Neide Francisca de Oliveira Spindola (TRT9) e Maria Aparecida Carvalhais Cunha (TRT3);


- 13h30-18h: Reunião do Fórum Nacional em Defesa da Memória da Justiça do Trabalho.



Os desembargadores Cássio Colombo Filho, Rosemarie Diedrichs Pimpão, Luis José de Jesus Ribeiro
e Altino Perdozo dos Santos 



O desembargador Cássio Colombo Filho e a presidente Rosemarie Diedrichs Pimpão


As desembargadoras Fátima Teresinha Loro Ledra Machado e Ana Carolina Zaina. As magistradas foram
 eleitas, ontem, para os cargos de corregedora regional e vice-presidente, respectivamente 


Servidor Luiz Eduardo de Menezes


Servidor Alexandre Vogelsanger Hungria de Camargo


Servidor João Guilherme de Castro


Servidor Ubiracy Severo Franco de Godoy


Ascom/TRT-PR
Foto: Inara Passos
(41) 3310-7313
imprensa@trt9.jus.br