Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 26/04/2024 20:38:28

Parcerias foram destaque do Trabalho Seguro PR em 2016

Notícia publicada em 16/12/2016
Parcerias foram destaque no programa Trabalho Seguro PR em 2016

Em um ano marcado pela restrição orçamentária que atingiu a Justiça do Trabalho de um modo geral, o Programa Trabalho Seguro PR buscou na criatividade e nas parcerias os meios necessários para espalhar a mensagem do cuidado com a saúde e a segurança do trabalhador.

Além da prevenção de acidentes típicos, o foco das ações envolveu a saúde mental do trabalhador, segundo a pauta nacional do Programa para o biênio 2016/2017.

Atendimento realizado na unidade móvel do Projeto Cuide-se Mais

Com o apoio de entidades como o Serviço Social da Indústria (Sesi), do Hospital Erasto Gaertner, da Associação dos Magistrados do Trabalho da 9ª Região (Amatra IX) e de diversos setores do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região, o programa Trabalho Seguro PR desenvolveu campanhas em internet, TV e rádio, e ações diretas como palestras e realizações de exames preventivos .


Para os gestores do Programa, os juízes Valéria Rodrigues Franco da Rocha e Marcos Aurelio Lopes, os objetivos foram plenamente atingidos no ano de 2016. "Foi um ano de muita ação, tivemos a Corrida Trabalho Seguro, o II Seminário de Saúde Mental, o evento Cuide-se Mais. Posso dizer que as parcerias fizeram a diferença", afirma a magistrada.

Para 2017, os gestores planejam um ciclo de estudos sobre saúde mental no trabalho, que se iniciará em abril e será concluído em setembro. Neste período deve ser produzido um livro, artigos para a Revista da Escola Judicial do TRT-PR e conferência com a participação de convidados internacionais, entre outras atividades. "Estes projetos já contam com o apoio da Presidência do TRT-PR e estão sendo encaminhados. O que não pudermos realizar com orçamento próprio, será feito por meio das parcerias, como já fizemos com a OAB, a Amatra IX, o Hospital Erasto Gaertner e o Sesi", afirma o juiz Marcus Aurelio Lopes.
Atores do Sesi encenam durante "Criança e Joven na Justiça"
AÇÕES EM 2016

II Encontro de Saúde Mental - Realizado em agosto, na sede do TRT-PR, teve a participação de profissionais das áreas de saúde e direito, assim como de trabalhadores e empresários do ramo da segurança privada, setor que registra altos índices de estresse. Então no exercício da presidência do Tribunal, o desembargador Luiz Eduardo Gunther destacou que o objetivo do seminário foi "proporcionar convergência de vozes, unindo conhecimento clínico com o jurídico e social que se inter-relacionam com o Direito do Trabalho".

 

Criança e Jovem na Justiça - Em sua terceira edição o evento ofereceu aos filhos de magistrados, servidores, advogados e prestadores de serviços a chance de conhecer o mundo do Judiciário Trabalhista e vivenciar o cotidiano de trabalho de seus familiares. Convidado pelo Programa Trabalho Seguro PR, o Sesi promoveu exposição sobre o trabalho seguro. Esquetes teatrais, brincadeiras e vídeos educativos demonstraram os cuidados que todos devem ter para evitar acidentes.


Cuide-se + - Mais de 50 exames preventivos e clínicos, realizados gratuitamente para trabalhadores terceirizados do TRT-PR, marcaram o encerramentos das ações alusivas ao Outubro Rosa. A iniciativa resultou de parceria do Programa Trabalho Seguro PR com o Sesi-PR e com o Hospital Erasto Gaertner. Mamografia,  Papanicolau, exames de sangue para prevenir câncer de próstata e prevenções de câncer de pele foram feitos na unidade móvel do Sesi, ao lado do prédio do Arquivo Geral do TRT-PR, em Curitiba.


Corrida Trabalho Seguro - Com o slogan "A prevenção pede passagem", a corrida teve pronta adesão de dezenas de magistrados, servidores, familiares e amigos. Com o apoio do TRT-PR e da Associação dos Magistrados do Trabalho do Paraná (Amatra IX), através do programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), a corrida foi considerada um marco na divulgação da importância da saúde laboral.


Parceria com Hospital Erasto Gaertner - Em visita dos gestores do Trabalho Seguro PR ao Hospital, que é referência no tratamento de câncer, foram discutidas campanhas conjuntas de conscientização acerca da doença. Os gestores também puderam conhecer o trabalho do Erasto Gaertner na área do voluntariado e saber mais sobre a atuação da instituição no âmbito da medicina do trabalho.

Notícia publicada em 14/12/2016
Assessoria de Comunicação do TRT-PR
(41) 3310-7313
ascom@trt9.jus.br