Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 26/04/2024 13:33:59

Tribunal dá posse a primeiro grupo de analistas e técnicos aprovados no concurso público de 2015

Notícia publicada em 24/10/2016
TRT empossa analistas e técnicos aprovados em concurso de 2015
 
Boas-vindas aos servidores ocorreu no plenário Alcides Nunes Guimarães, onde se reúne a Sessão Especializada do tribunal paranaense
Um grupo de 11 novos servidores - quatro analistas e sete técnicos judiciários - tomou posse nesta segunda-feira (24) no Tribunal Regional do Trabalho do Paraná, em cerimônia conduzida pelo presidente da instituição, desembargador Arnor Lima Neto.
Os servidores, primeiros colocados do concurso público de 2015, atuarão em unidades judiciárias de diversas regiões do Paraná, como Toledo, Telêmaco Borba, Cascavel, Paranaguá e Curitiba.
O desembargador Arnor Lima Neto afirmou que a posse ganha especial relevância em função do contexto de "profundos cortes orçamentários sofridos pela Justiça do Trabalho em janeiro de 2016, que retiraram 90% do orçamento e 30% do custeio". Há mais de um ano, desde agosto de 2015, não havia nomeação de servidores, nem mesmo para repor aposentadorias. "Somente com autorização específica do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, em junho de 2016, tornou-se possível a homologação do concurso e nomeação de novos servidores, ainda assim observados os critérios restritivos de provimento de 19 cargos de analista e 30 cargos de técnicos".
Foi com intensa expectativa, e apreensão, que Aarão Lisboa Bispo acompanhou as notícias sobre os cortes orçamentários. Ele temia que as dificuldades financeiras prejudicassem a nomeação no concurso. A ansiedade foi compartilhada em uma rede social formada pelos estudantes que ficaram bem classificados e com chance de nomeação. "O grupo acabou se tornando muito unido ao longo dos meses de espera", disse Aarão, que é de Camaçari, na Bahia. O novo servidor do TRT-PR, formado em Direito, foi lotado na Vara de Telêmaco Borba. Já Denilson Souza dos Reis Almeida irá para Toledo, no Oeste do Paraná: "Espero encontrar ótima estrutura e condições de trabalho e, claro, colegas cooperativos".

Também estiveram presentes na cerimônia de posse o desembargador Sérgio Murilo Rodrigues Lemos, o juiz auxiliar da Presidência Fernando Hoffmann, além da assessoria direta da Presidência do Tribunal: o secretário-geral da Presidência, Bruno Felipe Toledo de Andrade; o secretário-geral Judiciário, João Paulo Malinowski Tizoti; o diretor-geral, Sandro Alencar Furtado; a diretora do Tribunal Pleno, Órgão Especial e Seção Especializada, Ana Cristina Navarro Lins; e a diretora da Secretaria de Gestão de Pessoas, Hilma Maria Wielewski.

Leia abaixo a íntegra do discurso de boas-vindas aos servidores proferido pelo desembargador Arnor Lima Neto.
Senhoras e senhores que tomam posse neste momento como servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região - Paraná. Familiares e amigos dos empossandos.
 
Sejam bem-vindos!
 
O artigo segundo do Código de Ética do Servidor do Tribunal do Trabalho do Paraná elenca princípios e valores fundamentais, que deverão observar no exercício das atribuições funcionais:
- comprometimento;
- respeito;
- eficiência;
- honestidade e integridade;
- transparência;
- responsabilidade socioambiental.
O zelo pelo cumprimento desses valores é tarefa ética cotidiana da qual, aguarda-se, jamais se descuidem.
Os trinta e cinco novos servidores que integram o primeiro Ato de nomeação, entre os quais os senhores, chegam à posse no serviço público, porque foram merecedores.
Aprovados em concurso de grande concorrência e em momento crítico orçamentário, são os primeiros analistas judiciários e técnicos judiciários - áreas administrativa, tecnologia da informação, técnica e de segurança - nomeados em razão do Concurso que prestaram.
Acompanharam, tenho certeza, ansiosos, os profundos cortes orçamentários sofridos pela Justiça do Trabalho em janeiro de 2016, que retiraram 90% do orçamento em investimento e 30% do custeio deste Órgão.
Somente com autorização específica do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, em junho de 2016, tornou-se possível a homologação do concurso e nomeação de novos servidores, ainda assim observados os critérios restritivos de provimento a 19 cargos de analista e 30 cargos de técnicos.
O momento da posse no serviço público é simbólico, sério e memorável. Trata-se de indiscutível conquista pessoal festiva, que prenuncia expectativas bastante positivas.
Passam a integrar quadro de servidores muito considerado e competente, como demonstra o inequívoco Relatório "Justiça em Números" divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça, no último dia 17, em reunião de todos os Presidentes de Tribunais do Poder Judiciário, da qual participei.
No documento consta que entre os nove Tribunais do Trabalho de médio porte, o do Paraná é o primeiro no Índice de Produtividade dos Servidores.
A carga de trabalho dos Magistrados - Desembargadores e Juízes do Trabalho - e de Servidores é expressiva, como todos conhecem.
Em 2015, 154 mil novas ações foram distribuídas nas 97 Varas do Trabalho do Paraná. Em 2016, computado apenas o primeiro semestre, foram ajuizadas 80 mil novas ações, projetando patamar superior ao de 2015.
Portanto, as responsabilidades que assumirão em suas atribuições, nas primeiras designações, das quais já têm ciência hoje, são de imensa utilidade pública!
As Unidades os esperam e haverá intenso trabalho, que deve ser cumprido sempre com os valores que citei: comprometimento; respeito; eficiência; honestidade e integridade; transparência e responsabilidade.
Solicitei ao cerimonial que lesse seus nomes e respectivas cidades e estados de origem, para compartilhar entre todos os presentes, o quanto é enriquecedor, em bases culturais, receber brasileiros de variados estados, que passam neste momento a integrar a sociedade paranaense. 
São representantes do grupo de novos servidores. Ao longo dos próximos dias, os 35 servidores agregarão suas histórias às Unidades de designação.
As designações ocorreram em prestígio à priorização do primeiro grau, natureza de especialidade de alguns dos cargos concursados e demandas atendidas por critérios objetivos.
Assim, passaremos todos a escrever, juntos, a história contemporânea deste Tribunal Regional do Trabalho, que comemorou 40 anos de criação no último mês de setembro.
Cultivar o espírito de pertencimento é importante!
Seus familiares e amigos que participam conosco desta significativa cerimônia e outros à distância, têm orgulho da conquista que operaram e os incentivam para que ofereçam dedicação à nova empreitada.
Nesta disposição, cumpre a mim reforçar certos compromissos que assumem e que constam do Edital do Concurso:
- permanência ao menos por 18 meses na mesma localidade da primeira designação;
- durante 3 anos, correspondentes ao período de estágio probatório, não serão apreciados requerimentos de remoção para outra Região.
Com referência ao estágio probatório receberão suporte por intermédio das atividades de capacitação inicial, que são atribuições da Escola Judicial. A formação competente os alcançará em ações de treinamento presenciais e, principalmente, cursos oferecidos na modalidade à distância, que racionalizam questões de distâncias e custos.
No primeiro contato com o Tribunal participam hoje de atividade denominada "Ambientação", organizada pela Secretaria de Gestão de Pessoas e que propõe apresentar-lhes:
- o organograma do Tribunal do Trabalho;
- estrutura e expectativas junto à Escola Judicial;
- temas correlatos ao desenvolvimento de suas carreiras, como progressão e promoção funcional;
- elementos de benefícios e auxílios;
- assuntos afetos à saúde, licenças, segurança no trabalho e informações sobre Previdência;
- apresentação das ações de sustentabilidade e responsabilidade socioeconômica e ambiental, inerentes à atuação do servidor público moderno e todo e qualquer cidadão consciente.
Espero seja um dia proveitoso e consigam esclarecer dúvidas iniciais, além de tomar o primeiro contato com as áreas da estrutura organizacional de apoio administrativo.
Reitero as boas vindas e desejo a todos completo êxito.
Reafirmo o que disse ao Desembargador Sérgio Murilo Rodrigues Lemos: fui empossado na Justiça do Trabalho há 30 anos e, seja nas sessões de julgamento, seja no exercício das funções administrativas desta Presidência, encaro minhas atribuições cotidianas, sempre, com o mesmo entusiasmo de meu primeiro dia de trabalho. É esse entusiasmo que esperamos de todos os empossados, a partir deste dia tão importante para suas carreiras profissionais e para todos nós.
Muito obrigado!
Clique AQUI para assistir à íntegra da cerimônia de posse no canal do TRT-PR no YouTube.

As fotos da cerimônia estão no Flickr do TRT-PR.








Desembargador Arnor Lima Neto cumprimenta os servidores













Novos analistas judiciários prestam juramento










Em primeiro plano, novos técnicos judiciários
















Servidores serão distribuídos por diversas regiões do Paraná

Notícia publicada em 24/10/2016
Fotos: Jason Silva e Angelica Betencourt
Assessoria de Comunicação do TRT-PR
(41) 3310-7309
ascom@trt9.jus.br