Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 27/04/2024 02:20:50

Aulas práticas preparam brigadistas do TRT para situações de emergência

Notícia publicada em 20/05/2015
  Aulas práticas preparam brigadistas do TRT para situações de emergência

Equipes de brigadistas dos prédios do TRT-PR em Curitiba começaram nesta semana um treinamento prático sobre como enfrentar situações de emergência. Um grupo de 60 servidores voluntários já teve aulas de prevenção e combate a incêndio, abandono de área e primeiros socorros.
Nesta quarta-feira, 21/05, os voluntários se reuniram na área externa do Arquivo Geral, no bairro Cajuru, para exercícios práticos de combate ao fogo, manejo das linhas de mangueiras e resgate de feridos em situações exigindo reanimação cardíaca, colocação de colar cervical e condução das vítimas em macas. Na véspera, os brigadistas treinaram abandono de área em uma simulação de incêndio no prédio administrativo do TRT, na Avenida Vicente Machado 147.
"As pessoas se acidentam, incêndios acontecem, é importante sabermos como lidar com isso para a segurança do dia a dia e do Tribunal", avaliou o servidor Sérgio Luiz Pacheco, da Assessoria Econômica do Tribunal.
O treinamento é anual e tem carga horária de 20 horas. Também estão sendo formadas turmas para o interior do Estado, com início das aulas até o mês de julho. Pelas normas do Corpo de Bombeiros, equipes de brigadistas devem ser treinadas nos fóruns de Ponta Grossa, Paranaguá, Londrina, Foz do Iguaçu, Cascavel, Cornélio Procópio, São José dos Pinhais e Araucária.

O Fórum de Maringá já possui equipe completa de brigadistas desde 2012. Para o juiz diretor do Fórum, Marcus Aurélio Lopes, a brigada cumpre dupla
finalidade: "de um lado qualifica os voluntários para situações de urgência e emergência, evitando riscos pessoais e patrimoniais; de outro lado, promove a integração entre os voluntários e os usuários do fórum, formando vínculos interpessoais mais intensos e tornando o ambiente de trabalho mais saudável".
Em Curitiba, quem coordena os treinamentos é o major Paulo César Moreira, do Corpo de Bombeiros do Paraná, liderando uma equipe de bombeiros civis. "Este treinamento permitirá que os voluntários tenham calma e tranquilidade suficientes para desempenhar essas atividades em uma situação real, que necessite a intervenção de uma brigada de incêndio", afirmou.

Em Maringá, brigadas de incêndio foram instaladas em 2012
 
Em Curitiba, voluntários aprendem a utilizar as linhas de mangueiras
 
Voluntários fazem exercício de resgate de feridos na unidade do Cajuru
 
Em simulação de incêndio, servidora voluntária organiza a evacuação do prédio administrativo do TRT-PR em Curitiba
 

Notícia publicada em 20/05/2015
Assessoria de Comunicação do TRT-PR
(41) 3310-7313
ascom@trt9.jus.br