Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 26/04/2024 22:53:29

Transporte de Curitiba: empresas oferecem reajuste de 7,13%

Notícia publicada em 27/02/2015
Transporte coletivo de Curitiba: empresas oferecem reajuste de 7,13%
Começou a negociação das cláusulas econômicas dentro do dissídio coletivo entre motoristas e cobradores de ônibus e empresários do transporte público de Curitiba e Região Metropolitana. O Sindicato das Empresas de Transporte Urbano e Metropolitano de Curitiba e Região (SETRANSP) apresentou na audiência desta sexta-feira (27/02), na sede do TRT-PR, uma proposta de reajuste salarial: o INPC dos últimos doze meses, 7,13%, sobre o salário e outros benefícios econômicos.

O Sindicato dos Motoristas e Cobradores nas Empresas de Transporte de Passageiros de Curitiba e Região Metropolitana (SINDIMOC) levará a proposta à deliberação pela categoria, em assembleias marcadas para a próxima quarta-feira (04/03), às 9h, 15h e 18h, na Praça Rui Barbosa. O resultado deverá ser apresentado em nova audiência no TRT, marcada para ocorrer na quinta-feira (05/03), às 14 horas.

Também participaram da sessão representantes da Urbanização de Curitiba S.A. (URBS) e a Coordenação da Região Metropolitana (COMEC), que haviam se comprometido no último encontro a trazer à sessão desta sexta-feira a definição de um modelo que preserve a integração física e financeira da Rede Integrada de Transporte (RIT), fundamental para prosseguir as negociações. As autarquias informaram que houve avanço sobre o impasse das responsabilidades recíprocas da operação e do financiamento da Rede Integrada de Transportes da capital e municípios vizinhos. URBS e COMEC alegaram que um termo de convênio foi discutido e formatado pelos técnicos, faltando apenas o encaminhamento formal pela Secretaria da Fazenda.


A desembargadora Ana Carolina Zaina, que presidiu a sessão, ressaltou que o impasse quanto à integração financeira do transporte metropolitano não pode mais interferir no pagamento dos salários. Por determinação da magistrada, Setransp, URBS e COMEC apresentaram um cronograma de reuniões para tratar da integração financeira. Os encontros vão acontecer de segunda a quarta-feira da semana que vem, sempre começando às 9h. A desembargadora Zaina afirmou que aguarda a integração do transporte da forma como era anteriormente feita para 29 municípios. O resultado das reuniões será apresentado na audiência da próxima quinta-feira.


Em prol das negociações, os sindicatos vão peticionar conjuntamente para suspender o trâmite de ações judiciais de cumprimento e danos morais coletivos.


Por fim, a pedido do Ministério Público do Trabalho, a desembargadora deferiu a aplicação de multa ao Setransp, no valor de R$1 milhão, por dia de atraso,  no caso de inadimplência quanto ao pagamento dos salários.

Acesse
AQUI a ata de audiência do dissídio coletivo 50-2015-909-00-0.


Notícia publicada em 27/02/2015
Assessoria de Comunicação do TRT-PR
(41) 3310-7313
ascom@trt9.jus.br