Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 04/05/2024 12:48:19

Celebração de posse

Notícia publicada em 16/06/2013

Celebração da posse do desembargador Cássio Colombo Filho

 

 

A solenidade de celebração de posse do desembargador Cássio Colombo Filho ocorreu na última sexta-feira (14/06), às 18 horas, no auditório Pedro Ribeiro Tavares, localizado no edifício sede do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná. A cerimônia foi conduzida pela presidente do TRT-PR, desembargadora Rosemarie Diedrichs Pimpão.


O homenageado foi recepcionado na Sala de Sessões pelo decano do Tribunal, desembargador Tobias de Macedo Filho. Momentos depois, Cássio Colombo Filho recebeu a toga das mãos de sua mãe, a Sra. Noeli Colombo.


Em seu discurso, o desembargador recordou sua trajetória de mais de 20 anos de magistratura. Afirmou que após esse período considera-se um magistrado bem diferente. “Sou bem mais ponderado”, ressaltou. Sobre a árdua tarefa do magistrado, declarou: “Uma atividade que toma tanto tempo, tem que ser realizada com leveza para não se tornar um fardo pesado. Não é tão difícil quando se gosta do que se faz”.


Afirmou que, no tempo presente, o juiz necessita de habilidades diferentes, incluindo informática. Novos sistemas eletrônicos de tramitação de processos que precisam de ajustes, como o PJe-JT, são desafios que serão superados. “Com astúcia conseguiremos conciliar os primados das garantias do processo com a eficiência dos meios da informática”.


Por fim, o desembargador Cássio Colombo Filho ressaltou que atualmente o exercício da jurisdição é diferente. O trabalho é compartilhado com servidores, assessores e assistentes. “A jurisdição não pode ser exercida solitariamente. Vejo distante aquela figura do juiz solitário, encastelado em seu gabinete. O estudo é pessoal, a decisão é fruto de reflexão e construção de seu estudo aliado a sua experiência de vida. Mas a conclusão de sua atividade é em equipe”.


“Existem cargos que procuram os homens, mais até do que são por eles procurados. Sua ascensão ao Tribunal tem essa marca”, declarou a presidente do TRT-PR, desembargadora Rosemarie Diedrichs Pimpão, em sua homenagem ao desembargador Cássio Colombo Filho. “Não hesito em afirmar minha plena convicção de que prosseguirá escrevendo com brilho e maestria sua história nesta Casa, com as qualidades que alia a um espírito democrático manifesto – e que se traduz nas decisões colegiadas de que participa desde as primeiras convocações”, completou a magistrada.


Compuseram a Mesa dos trabalhos, além da presidente, o vice-presidente da Câmara Federal, deputado federal André Vargas, o ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Fernando Eizo Ono, o representante do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, desembargador Victor Luiz dos Santos Laus, o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho da 9ª Região, procurador Ricardo Bruel da Silveira e o representante da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná, o diretor tesoureiro Oderci José Bega.





O desembargador Cássio Colombo Filho e sua mãe, a Sra. Noeli Colombo




A presidente do TRT-PR, desembargadora Rosemarie Diedrichs Pimpão,
dirige a mesa dos trabalhos




Plenário Pedro Ribeiro Tavares no momento em que o desembargador Cássio
Colombo discursa










Texto:Gilberto Bonk
Fotos: Inara Passos

Assessoria de Comunicação Social