Disciplina: Gerência de Configuração e Mudança
Esta disciplina explica como controlar as mudanças nos artefatos, assegurando uma evolução sincronizada do conjunto de Produtos de Trabalho que compõem um sistema de software.
Relacionamentos
Descrição Principal

O propósito desta disciplina é:

  • Manter um conjunto de produtos de trabalho consistente à medida que eles evoluem.
  • Manter construções de software consistentes.
  • Fornecer meios eficientes para se adaptar às mudanças, replanejando o trabalho adequadamente.
  • Fornecer dados para mensurar o progresso.

Em muitas organizações, o termo "gerência de configuração" significa todas estas coisas.

No contexto deste processo, a Gerência de configuração refere-se à habilidade de manter a versão e configuração consistentes dos artefatos, alcançando os dois primeiros objetivos listados acima. A Gerência de Mudança refere-se ao processo de controlar mudanças nos artefatos controlados pela configuração, alcançando os dois últimos objetivos listados acima.

Embora seja importante manter versões e configurações atualizadas de todos os produtos de trabalho, o produto de trabalho de interesse primário é o Artifact: Construção.

As mudanças são controladas através do Processo de Gestão de Mudanças e a subseqüente priorização e disposição dos pedidos de mudança.

Esta disciplina está presente em todo o ciclo de vida. Todas as outras disciplinas contam com a disciplina de gerência de configuração e mudança para manter um conjunto de produtos de trabalho consistente e atualizado, e para priorizar e rastrear as mudanças nesses produtos de trabalho durante todo o ciclo de vida.

A gerência de configuração e mudança é feita por todos na equipe de desenvolvimento. Por causa da importância e da abrangência desta disciplina, a orientação da gerência de configuração e mudança é associada às tarefas e aos produtos de trabalho de todas as outras disciplinas.

* Assume-se que o projeto tenha algum tipo de sistema de gestão de configuração, tal como o SVN, para manter informações sobre versão e configuração, e para permitir o desenvolvimento colaborativo do sistema.

Informações Adicionais