Aberto:Sobre o formato de documentos ePub

De cswiki
Ir para: navegação, pesquisa

Para compartilhar esta página, copie e cole as seguintes informações:

CSWiki | Sobre o formato de documentos ePub
https://www.trt9.jus.br/cswiki/index.php?curid=18772  

Para ir ao Menu Principal, que lista os principais tutoriais destinados ao usuário externo (Advogado, Perito, Parte em Processo ou Outro), clique AQUI.

O que vem a ser o formato de documentos ePub?

Logomarca formato ePUB.svg

Em termos simples, um documento ePub é formato de documentos digitais (geralmente textos, mas há suporte para recursos de multimídia).

Trata-se de arquivos "zip" com extensão ".epub" que seguem certo padrão técnico para documentar com exatidão o conteúdo, os recursos mínimos necessários para a leitura, e as expansões de conteúdo que estarão disponíveis quando o programa e o dispositivo permitem.

A versão atual é o ePub 3, que expande significativamente os recursos que estavam implantados no ePub 2.

Quais são as vantagens do formato ePub?

  • O formato ePub é particularmente bem adaptado para suporte a recursos de acessibilidade para deficientes visuais.
  • Também está em posição privilegiada para a adição de recursos de multimídia; ao mesmo tempo, é concebido de forma que o conteúdo é mostrado da melhor forma possível mesmo quando nem todos os recursos podem ser implementados no dispositivo ou no programa de leitura sendo usado naquele momento.
  • Na imensa maioria dos casos, um arquivo ePub é autocontido, e não precisa baixar mais conteúdo da internet.
    • O resultado é que (com raras exceções) ler um documento ePub que já esteja acessível em seu dispositivo não deve apresentar dificuldades se a internet não está disponível.
  • O formato ePub é notavelmente modular e superlativamente bem documentado.
    • O resultado é que fazer arquivos ePub tecnicamente corretos e legíveis, com um mínimo de treinamento técnico e ferramentas gratuitas, é bastante fácil.
    • Ao mesmo tempo, há suporte embutido no formato para vários tipos de extensões bem padronizadas, inclusive para recursos de som embutido

Quais são as principais desvantagens?

  • Não há controle fino sobre a aparência final; as características visuais de um arquivo ePub dependem muito mais do programa leitor do que do conteúdo do documento.
    • Mudar de programa ou atualizar a versão do programa sendo utilizado para ver o documento ePub pode fazer diferença significativa na forma como o conteúdo é mostrado.
      • Em alguns casos, recursos específicos (como capacidade de mostrar imagens ou usar recursos sonoros) podem estar presentes no documento mas não ser usados devido a limitação do programa usado para a leitura.
  • O suporte a tabelas nos leitores ePub ainda é um tanto limitado, dependendo do programa específico.
  • Poucos leitores tem atualmente suporte para recursos sonoros ou de multimídia.
  • Da mesma forma, os recursos de acessibilidade em ePubs dependem principalmente de haver os programas leitores adequados instalados e corretamente configurados.

O que preciso ter para conseguir ler um arquivo ePub?

Embora a maior parte do conteúdo ePub seja obtido via internet, o formato em si não requer acesso à internet; arquivos já armazenados ou obtidos por outra mídia (pendrive, mídia ótica, etc) geralmente funcionam da mesma forma com ou sem internet.

Há uma enorme variedade de programas para leitura de ePubs.

Plugins para Navegadores

Existe uma ampla variedade de extensões para os navegadores atuais com a capacidade de mostrar conteúdo ePUB.

Windows

No sistema operacional Windows, talvez o mais prático seja obter e instalar o Sumatra PDF, que serve bem para mostrar tanto conteúdo ePub quando PDF (sendo portanto uma alternativa ao Adobe Reader) e é um programa completamente gratuito. Outras alternativas viáveis são o Adobe Digital Editions (que também é gratuito) e o programa Calibre, que também é gratuito e cuja principal finalidade é converter entre formatos de livros digitais.

Programas de leitura de arquivos ePUB também podem ser encontrados da categoria "Sala de leitura" da Microsoft Store, em https://www.microsoft.com/pt-br/store/collections/thereadingroom

Android

Uma busca na loja de aplicativos do Google por "leitor ePub" deve retornar várias opções funcionais. Alguns são pagos, muitos não são.

Entre os que são gratuitos no presente momento, cabe mencionar o Adobe Digital Editions, o Aldiko, o FBReader o Freda, o Lithium, o Moon+ Reader e o ReadEra.

Uma lista dos aplicativos ligados ao format ePUB na Google Store pode ser obtida pelo URI https://play.google.com/store/search?q=epub&c=apps&price=1&hl=pt_BR&gl=BR ; a imensa maioria servirá para ler arquivos desse formato.

O serviço Google Play Books também pode ser usado para ler ePubs.

A maioria dos leitores de ePubs cria suas próprias bibliotecas; assim que são apresentados a um arquivo ePub, passam a se lembrar dele e não precisam lê-lo novamente.

Dispositivos Apple

O serviço Apple Books (ou simplesmente "Livros") aceita ePubs. Também estão disponíveis aplicativos como o Adobe Digital Editions e serviços como o Google Play Books.

Para mais informações

Links externos