Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 19/04/2024 17:38:33

Sistema PJe - Assinador PJeOffice

Objetivo deste procedimento

Orientar a utilização do assinador PJeOffice como modo de acesso ao sistema PJe.


Contexto

Até fevereiro de 2017, a assinatura e a autenticação no PJe não podiam ser realizadas sem a utilização do Java.

Por motivos de segurança, as versões mais recentes dos navegadores têm removido o suporte ao Java. Então, duas formas alternativas de acesso ao sistema PJe foram introduzidas.

Uma delas é o PJeOffice, aplicativo desenvolvido por iniciativa do CNJ.

A outra forma de acesso ao sistema PJe se dá através do Shodō ("arte da caligrafia", em japonês), aplicativo criado pelo CSJT e que desde 08/07/2017 está embutido na implementação do PJe utilizado no TRT-PR.


Antes de iniciar

Sugerimos que a página que contém este procedimento seja mantida aberta em uma aba do seu navegador, para a guiar a execução do procedimento. Já o procedimento em si deverá ser executado diretamente na página de acesso ao sistema PJe, seja do 1º grau ou do 2º grau, que poderá estar aberta em outra aba do navegador Firefox ou mesmo em uma janela separada, visando facilitar o processo de configuração.

Os botões que deverão ser clicados encontram-se destacados (nas imagens deste procedimento) com moldura na cor verde.


Alterando o modo de assinatura

Caso seu navegador Firefox esteja configurado para uso do assinador Shodō, usando como referência a imagem apresentada a seguir, posicione o mouse sobre Modo de assinatura. Repare que logo acima do apontador do mouse será exibida a informação Trocar tipo de assinador.


CSTI_SistemaPJeAssinadorPJeOffice_Img01


Então, clique sobre o Modo de assinatura para alternar entre os dois modos. Isto pode ser feito sempre que desejar alterar o assinador.


Selecionando o assinador PJeOffice

Considerando que seu navegador Firefox esteja configurado para utilizar o Shodō, clique sobre o botão PJEOFFICE para então selecionar este assinador.


CSTI_SistemaPJeAssinadorPJeOffice_Img02


Instalação do PJeOffice

Caso o botão PJEOFFICE não esteja habilitado, será necessário, primeiramente, instalar este assinador, o que pode ser realizado clicando no link específico para este fim, disponível na imagem anterior. Ao clicar sobre o link visualizado na imagem anterior, será aberta a página do PJeOffice, onde você poderá clicar no link mais adequado para realizar a instalação, conforme a versão de seu sistema operacional.


CSTI_SistemaPJeAssinadorPJeOffice_Img03


O andamento do download do arquivo que executa o instalador pode ser acompanhado através do botão que se encontra destacado na imagem seguinte.


	CSTI_SistemaPJeAssinadorPJeOffice_Img04


Assim que o download do instalador estiver concluído, os passos necessários à instalação e configuração do assinador PJeOffice poderão ser localizados aqui.


Configurações adicionais

Após o PJeOffice ter sido instalado, as demais configurações podem ser realizadas conforme orientações disponíveis aqui, de acordo com o modo de instalação desejado.


CSTI_SistemaPJeAssinadorPJeOffice_Img05


Tendo realizado os passos deste procedimento, o seu navegador Firefox estará apto a utilizar o sistema PJe através do assinador PJeOffice, desde que seu certificado digital esteja válido e devidamente configurado.

Caso necessário, verifique no próximo item o artigo que orienta a preparação do ambiente para uso do PJe. Nele constam os diversos pré-requisitos para uso do sistema.


Links externos

PJeOffice
Artigo publicado na Wiki do PJe

PJe - Novo Login
Artigo publicado na Wiki do PJe

PJe - Preparação do Ambiente
Artigo publicado na Wiki do PJe