Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 20/04/2024 01:18:08

Ações Pró-Cidadania


No desenvolvimento de Ações Pró-Cidadania, o TRT PR busca implementar um conjunto de soluções que buscam contribuir de forma concreta e efetiva para o avanço da dimensão da cidadania e do desenvolvimento humano. Para a consecução deste objetivo, desenvolvem-se atividades com o maior grau de abrangência possível: ações de promoção humana e inclusão social, acessibilidade, incentivo à leitura, acesso à educação, tudo com vista à consolidação da democracia brasileira e a construção de um país mais justo e com menos desigualdades sociais


Programa Biblioteca Solidária: 
Arrecadação permanente de livros e outras publicações para composição de acervo bibliográfico de instituições cadastradas junto à CRS. Além da abordagem pró-cidadania, atende-se à temática ambiental,pois com ação é evitado o descarte de livros a aterro sanitário, em alguns casos até mesmo lixões.
Somente disponível na capital.

Programa Leitura para todos: Consiste em disponibilizar livros em estante próxima ao balcão de informações para empréstimo àqueles que circulam pelas unidades judiciárias do TRT PR. Qualquer pessoa poderá levar consigo um livro da estante, com o único compromisso de, ao final da leitura, devolvê-lo à estante ou repassá-lo para qualquer outro interessado. O projeto tem caráter permanente e não inclui livros técnicos. Os livros que compõem o acervo são oriundos de doação. 

O programa é executado na VT de Campo Mourão, VT de Jacarezinho, VT de Nova Esperança, VT de Palmas, VT de Pinhais, VT de Porecatu, VT de Santo Antônio da Platina, VT de União da Vitória, Direção do Fórum Trabalhista da Capital, Fórum Trabalhista de Cornélio Procópio, Fórum Trabalhista de Francisco Beltrão, Fórum Trabalhista de Foz do Iguaçu, Fórum Trabalhista de Londrina, Fórum Trabalhista de Maringá, Fórum Trabalhista de Paranaguá, Fórum de Trabalhista de São José dos Pinhais, Fórum Trabalhista de Umuarama, Fórum Trabalhista de Guarapuava e Fórum Trabalhista de Pato Branco.

 



Curso de Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS: O TRT PR é pioneiro na implantação de cursos de Libras no Poder Judiciário, tendo iniciado essa formação antes mesmo da publicação da Resolução 64/2010 do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, que determina aos tribunais a realização do curso básico da Língua Brasileira de Sinais.


O objetivo do curso de LIBRAS, no TRT PR, é oportunizar um atendimento adequado a todos que procuram pela Justiça Trabalhista Paranaense. Em 2008, o TRT formou a primeira turma no curso básico e desde então vem dando continuidade à formação tanto no curso básico, intermediário e avançado.


Para maiores informações, contate a Setor de Sustentabilidade (41 3310-7470).



Programa de Inclusão Digital Roberto Dala Barba:
Implantado como projeto  em 2005, em homenagem ao desembargador Roberto Dala Barba, pioneiro na utilização de computadores no TRT do Paraná. O projeto oferece curso de microinformática a pessoas pertencentes a grupos vulneráveis. As aulas são ministradas por servidores voluntários e o objetivo do curso é contribuir para a inclusão dos alunos no mercado de trabalho.

Além  do módulo de microinformática, o curso também disponibiliza módulos com a temática cidadania. Em 2013, foram adotados os seguintes materiais didáticos: a “Cartilha do Trabalhador” que compõe o Programa de Trabalho, Justiça e Cidadania da Associação Nacional dos Magistrados Trabalhistas - ANAMATRA, a Revista “Sesinho – Segurança é tudo” editada pelo TST em parceria com o Serviço Nacional da Indústria - SESI, a “Cartilha da Justiça” publicada pela Associação dos Magistrados Brasileiros – AMB e a publicação “Trabalho Infantil – 50 Perguntas e Respostas: Proteção ao Trabalho Decente do Adolescente e Aprendizagem” elaborada neste ano de 2013 pela Comissão para Erradicação do Trabalho Infantil na Justiça do Trabalho – CETI, do Conselho Superior da Justiça do Trabalho.



Programa Trabalho, Justiça e Cidadania
: Iniciativa da AMATRA IX, o programa promove a conjugação de esforços para aumentar o acesso dos alunos da rede pública de ensino às informações sobre direitos fundamentais, direitos trabalhistas, noções de ética e do funcionamento da Justiça do Trabalho. O objetivo é promover o efetivo exercício da cidadania e facilitar o acesso ao Poder Judiciário. Decorrente da celebração de termo de convênio, o TRT PR atua como colaborador do programa, divulgando material informativo referente à Cartilha do Trabalhador, assim como disponibilizando material didático e espaço institucional para realização de atividades do programa.




Programa AlfabetizAÇÃO:
Servidores e magistrados que tiverem conhecimento de pessoas iletradas podem cadastrá-las no controle de tramitação administrativa (CTA). Lá, está disponível um formulário chamado Cadastro Alfabetização. Basta acessá-lo e inserir as informações pessoais solicitadas. Qualquer pessoa iletrada com idade superior a 15 anos pode participar, mesmo que não possua documentos oficiais de identificação. O Programa AlfabetizAÇÃO é fruto da assinatura do Termo de Cooperação Técnica 26/2011, celebrado entre o TRT PR e a Secretaria de Estado de Educação (SEED) – órgão responsável por entrar em contato com os iletrados e promover as aulas.

O AlfabetizAÇÃO integra o Programa Paraná Alfabetizado, desenvolvido pelo Governo do Estado do Paraná, em parceria com o Ministério da Educação e Programa Brasil Alfabetizado do Governo Federal. Todas estas ações, compartilham o objetivo de alfabetizar jovens, adultos e idosos, colaborando na redução da taxa de analfabetismo no Paraná que, de acordo com dados do CENSO 2010, é de 10,4%.


Programa Agrinho:
O programa Agrinho é um programa de responsabilidade social do Sistema FAEP (Federação da Agricultura do Estado do Paraná) e seus parceiros, com o apoio do SENAR-PR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Paraná). Foi implantado em 1996, inicialmente tendo sido desenvolvida uma proposta pedagógica que priorizou a temática ambiental em sua abordagem, considerando-se a necessidade de responder a problema pontual de extrema gravidade no meio rural – a contaminação por agrotóxicos.

O Programa Agrinho, anualmente, tem promovido premiações aos alunos participantes, por meio de concurso de melhores redação e desenho.
Desde 2008 o TRT PR participa do Programa Agrinho, colaborando na revisão das cartilhas didáticas, material específico dos docentes.

Participação nas reuniões do Fórum Lixo e Cidadania: O Fórum Lixo e Cidadania é promovido pela Procuradoria Regional do Trabalho da 9ª Região. O Fórum é formatado por reuniões mensais entre representantes de diversas instituições públicas e privadas, dentre elas o TRT PR, além dos catadores de materiais recicláveis e comunidade em geral. No Fórum são debatidos temas atinentes à coleta seletiva e à melhoria contínua de sua gestão.

O objetivo é promover o debate, visando ao levantamento dos desafios e possíveis soluções referentes à coleta seletiva, à preservação ambiental, além do combate do trabalho infantil. As reuniões do Fórum acontecem, mensalmente, sempre às primeiras quintas-feira de cada mês.




Mais informações: Setor de Sustentabilidade (41 3310-7470)