Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 20/04/2024 00:30:56

Acadêmicos de Direito de Ponta Grossa visitam Centro de Memória

Centro de Memória recebe estudantes da Universidade Estadual de Ponta Grossa

Cerca de 40 alunos de Direito da Universidade Estadual de Ponta Grossa, divididos em dois grupos, visitaram hoje (26 de agosto), o Centro de Memória da Justiça do Trabalho do Paraná, acompanhados pelas professoras Paola Damo Comel, Maria Cristina Baluta e Maria Cristina Baranoski. Na ocasião, conheceram o acervo do Centro, que inclui autos de processos, fotografias, vídeos, móveis e objetos que no passado fizeram parte do cotidiano desta Justiça e que agora, devidamente restaurados, estão disponíveis à apreciação pública. Tiveram, ainda, acesso a informações sobre a Justiça do Trabalho nos site do TRT-PR e à exposição permanente do Centro de Memória, que conta com acervo particular de magistrados e servidores da casa.

OS COMUNICADORES
Os alunos visitaram também a exposição "Os trabalhadores dos meios de comunicação e a Justiça do Trabalho", composta de objetos que contam a história do jornalismo paranaense. Integram a mostra 35 autos de processos trabalhistas de profissionais da área de comunicação (jornalistas, radialistas e técnicos) tramitados desde 1939, além de fotografias, jornais e equipamentos utilizados pelos trabalhadores de veículos de comunicação.

Dentre os muitos objetos em exibição, o visitante pode observar a “caixa de sapato”, equipamento usado durante muitos anos pelas emissoras de televisão para transmitir o som, conectando-se a uma linha telefônica. Está em exposição também a primeira câmera de vídeo da TV Paranaense, adquirida depois que nevou em Curitiba, em 1975, e que funcionava com a tecnologia eletrônica das fitas U-Matic.

Os materiais expostos pertencem aos acervos da RPCTV (GRPCOM), Museu da Imagem e do Som (SEEC), Cinemateca de Curitiba (FCC) e família Bermudes. A mostra está aberta para visitação de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h, até a primeira quinzena de setembro. Outras informações: memorial@trt9.jus.br, (41) 3310-7741 e (41) 3310-7715.