Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 25/04/2024 01:10:10

Terceiro encontro: música e voluntariado


Centro de Memória realiza terceria edição de encontro de Aposentados 


A terceira edição do encontro "Memória da Justiça do Trabalho: ampliação do acervo por meio da confraternização entre magistrados e servidores aposentados", realizada ontem (25 de agosto), foi aberta ao som de Franz Schubert, Frederic Chopin e Johannes Brahms pelos pianistas Alexandre Vogelsanger Hungria de Camargo e Luiz Eduardo de Menezes, ambos servidores do Tribunal.

Cerca de 50 pessoas participaram do evento. Dentre elas, os ex-presidentes do 9º Regional 
José Montenegro Antero, Euclides Alcides Rocha, José Fernando Rosas, Lauremi Camaroski e Pretextato Pennafort Taborda Ribas Neto, além dos magistrados aposentados Stélio Olivé Malhadas e Délvio José Machado Lopes.

CONVITE AO VOLUNTARIADO

"Quero, em nome do Tribunal que hoje presido, fazer este chamado de modo expresso. Com todas as letras. Pessoalmente. Olhos nos olhos. Venham se unir aos servidores e aos juízes que estão na ativa. Venham emprestar sua experiência, suas lições de vida, sua capacidade, sua inteligência". Foi dessa forma que o presidente Ney José de Freitas conclamou magistrados e servidores para trabalho voluntário na Justiça do Trabalho.


AUDIOVISUAL
Dentro da programação constou a apresentação de audiovisual sobre a ação de voluntárias que atuam na Seção de Memória do TRT da 9ª Região fazendo catalogação dos processos de interesse histórico e de guarda permanente.  Na sequência, as voluntárias Bernadete Roecker Petri, Carmen Ester Romero, Maria da Graça Faoro Conti e Silvia Maria Pereira de Araújo assinaram um termo aditivo ao Termo de Adesão ao Trabalho Voluntário, que teve início em 2010.

PALESTRA

Também voltada à questão do voluntariado, o desembargador aposentado Roberto Freitas Pessoa  (do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia - 5ª Região) proferiu a palestra “A Valorização do Magistrado Aposentado – Resolução 125 do CNJ e o Aproveitamento da Experiência do Magistrado Aposentado pelo Poder Judiciário”. "Há, em nossos quadros de aposentados, inúmeros magistrados que continuam com vocação, foco e disposição parra colaborar com a instituição que serviram com denodo e dedicação e, sobretudo, a amam e que se dispõem a colocar as suas forças físicas e intelectuais em favor da instituição que se mantêm vinculados", destacou Pessoa. Para encerrar, desabafou: "O que propomos é a possibilidade do nosso aproveitamento para transmitirmos conhecimentos e experiências à comunidade jurídica, pois para isto confiamos na possibilidade de superarmos as nossas próprias limitações, inclusive as temporais que o calendário da vida apronta".

AMPLIAÇÃO DO ACERVO
Os servidores Antonio Salles Lobo e 
Lauro José Ribas Filho doaram, durante encontro, fotografias que contam um pouco da história do 9º Regional Trabalhista. Lobo doou quadro contendo dois registros fotográficos do I Encontro de Diretores do TRT da 9ª Região, realizado em outubro de 1984. Já as fotos de Lauro são do Arquivo do TRT do Paraná, na antiga sede do bairro Água Verde, em Curitiba.

(voltar)