Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 18/04/2024 13:10:10

Eventos: CLT e Galeria de Presidentes do TRT da 9ª Região


Eventos no TRT-PR: 70 anos da CLT e aposição de retrato em Galeria de Presidentes

Foram realizados, na tarde de hoje (10 de maio), eventos  históricos no TRT do Paraná com a presença do ministro Carlos Alberto Reis de Paula, presidente do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (foto ao lado).

GALERIA DE PRESIDENTES
A primeira solenidade foi a de aposição do retrato do desembargador Ney José de Freitas na Galeria de Presidentes do Tribunal do Trabalho da 9ª Região, no Centro de Memória. O magistrado presidiu o TRT do Paraná de dezembro de 2009 a dezembro de 2011. Atualmente é membro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Em seu discurso, a presidente do TRT-PR, desembargadora Rosemarie Diedrichs Pimpão, lembrou que  a galeria instaurou a memória permanente daqueles que exercem a Administração. Segundo a magistrada, "é o lócus que registra, em mensagem silenciosa, as passagens de cada presidente ao longo dos quase 37 anos do Tribunal". Ressaltou, na oportunidade, os predicativos do desembargador Ney Freitas: "inauguramos o retrato de alguém cuja trajetória prossegue em ascensão, eis que empresta sua experiência e seu talento ao Conselho Nacional de Justiça. O desembargador e hoje conselheiro Ney José de Freitas, em sua administração no biênio 2010-2111, não limitou-se a instalar Varas do Trabalho, erigir obras civis, inaugurar espaços e inovar procedimentos. Fez muito mais que isso! Abriu caminhos, conciliou interesses, inspirou seus pares, estimulou juízes de primeiro grau e servidores. Tornou-se, por assim dizer, um paradigma de ação, mercê de sua inteligência, cultura e amor à Justiça do Trabalho".

O ministro Carlos de Paula, em seu pronunciamento, destacou a grande trajetória profissional percorrida pelo magistrado Ney Freitas. Diante disso, expôs sentir-se privilegiado por participar do ato de aposição do retrato do desembargador na Galeria de Ex-presidentes. Acrescentou que o TRT paranaense destaca-se positivamente no cenário nacional da Justiça do Trabalho.
 
A seguir, os magistrados Carlos de Paula, Rosemarie Pimpão e Ney Freitas procederam ao descerramento do pano inaugural do retrato do desembargador Ney Freitas na Galeria de Presidentes.

Por último, o ex-presidente Ney Freitas, num discurso poético, agradeceu a amizade de todos os que têm convivido com ele durante os anos em que está na Justiça do Trabalho do Paraná e no Conselho Nacional de Justiça, lembrando especialmente o ministro Carlos de Paula. Ressaltou, ainda, a sua atuação à frente do TRT-PR. "O Centro de Memória guarda aqui a presença de homens e mulheres que fizeram deste Tribunal o que é hoje. Quando deixei a presidência disse que tinha procurado honrar a tradição desta Corte. E hoje o meu retrato passa a compor a Galeria de Ex-presidentes."

70 ANOS DA CLT
A palestra Magna da solenidade, que encerrou o Seminário “70 Anos da CLT – Os desafios da Regulação do Trabalho no Brasil”, foi proferida pelo ministro Carlos Alberto Reis de Paula, presidente do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho.

A presidente Rosemarie Pimpão saudou o palestrante. "Sua ampla visão do Judiciário e a experiência que traz de tantos anos como ministro do Tribunal Superior do Trabalho enriquecem e preenchem de júbilo nossos espíritos, pelo privilégio de podermos ouví-lo.Vossa Excelência, Senhor Presidente, é uma daquelas pessoas cuja autoridade não é imposta pelo cargo, mas pela qualificação, pelo preparo, pela postura serena e pelo imenso respeito que exsurge de uma inteligência cognitiva e social. "

Na ocasião, foi apresentada a edição histórica da CLT, preparada especialmente para o aniversário da lei que regulamenta as atividades de mais de 40 milhões de trabalhadores em todo o país. 

Dentre as atividades da solenidade, o desembargador Luiz Eduardo Gunther procedeu entrega de livros históricos ao TRT do Paraná, à presidente Rosemarie Pimpão e ao ministro Carlos de Paula. Ao Centro de Memória, um raro exemplar do projeto do Código Civil, com o parecer do senador Rui Barbosa, além de outras nove obras jurídicas.  Entregou à presidente livro do jurista e advogado Hirosê Pimpão, denominado “Das relações de emprego no Direito do Trabalho segundo a CLT”, de 1944. Ao ministro, coube exemplar histórico da CLT, edição de 1945.


Na oportunidade, foi aberta exposição em homenagem ao aniversário da CLT, com banner contando um pouco da história da legislação trabalhista e documentos antigos, como por exemplo a edição de 1950 da CLT.

(
voltar)