Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 19/04/2024 17:02:28

Centro de Memória realiza encontro voltado à preservação da história


Centro de Memória: encontro voltado à história da Justiça do Trabalho

Cerca de 50 pessoas participaram do quarto encontro "Memória da Justiça do Trabalho: ampliação do acervo por meio da confraternização entre magistrados e servidores aposentados", realizado na tarde desta quinta-feira (12 de abril).   Dentre elas, os ex-presidentes Pedro Ribeiro Tavares,  José Montenegro Antero, Euclides Alcides Rocha, Pretextato Pennafort Taborda Ribas Neto e Wanda Santi Cardoso da Silva, além dos magistrados Zeno Simm, Aracy Negrão Ferreira Dias, Iolanda Zago Maricato, Teresinha Salete Adamshuk, Stélio Olivé Malhadas e Neide Consolata Folador.

A abertura do evento contou com a apresentação do Coral Harmonia, que interpretou músicas de Wolfgang Amadeus Mozart e Johann Strauss. Em toda sua trajetória, o grupo tem cultivado o canto coral, intercambiando as culturas brasileira e germânica, preservando o acervo de canções originárias de regiões de idioma alemão.

Em seu discurso, a presidente do Tribunal do Trabalho do Paraná, desembargadora Rosemarie Diedrichs Pimpão, falou sobre a importância da experiência daqueles que fizeram a história do Tribunal. "
Para nós, magistrados e servidores que seguimos em atividade, é uma bênção usufruir novamente do convívio, da experiência, das lições, exemplos e, principalmente, da companhia de cada um dos que alcançaram a aposentadoria. Os vencedores. Recebê-los, portanto, nestas dependências dedicadas à preservação da história e à celebração da memória da nossa instituição, é beber da fonte do encanto. É estar junto aos melhores – aqueles que nos servem de espelho e nos inspiram a manter o prestígio elevado de que usufrui o Tribunal".


PARANÁ ALFABETIZADO
Na oportunidade, foi apresentado o programa Paraná Alfabetizado, que visa à parceria com interessados na condição de alfabetizadores voluntários. Representantes da Secretaria Estadual de Educação e da Seção de Responsabilidade Socioambiental do TRT do Paraná estavam presentes para fornecimento de informações sobre o Paraná Alfabetizado. De acordo com a presidente Rosemarie Pimpão, "s
er voluntário num programa como esse é ser agente de transformação social desinteressada, é ter consciência misteres do cidadão, qualquer que seja seu status de atividade. É querer retribuir à sociedade aquilo que dela foi recebido, com solidariedade e fraternidade".


PROJETO HORIZONTES
Após, foram exibidos reportagem jornalística sobre o Arquivo Provisório da Justiça do Trabalho de Curitiba e audiovisual sobre o projeto Horizontes (elaborado pela Comunicação Social do TRT da 9ª Região). O projeto objetiva reduzir o número de processos trabalhistas,  cerca de 34 mil, que estão arquivados provisoriamente em Curitiba. Dos presentes ao evento, 18 mostraram interesse em realizar trabalho voluntário no local. Na próxima sexta-feira (20 de abril), às 14 horas, irão visitar as instalações do projeto.

DOAÇÕES
O magistrado Zeno Simm doou carteira de trabalho da República Alemã, de trabalhador da cidade de Landshut Bay, do ano de 1939. Também entregou ao Centro de Memória, circular 22/91, de 19 de setembro de 1991, da Associação dos Magistrados do Trabalho da 9ª Região. Dos assuntos que constam da circular, estão uniformização de pauta de audiências trabalhistas, Terceiro Encontro de Magistrados do Paraná, Comissão de estudos sobre o Tribunal do Mercosul e correições ordinárias.

O Centro de Memória está aberto à visitação de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h, no prédio histórico que abriga a sede do TRT da 9ª Região, na
Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 528 - em Curitiba. Outras informações: memorial@trt9.jus.br ou pelo telefone (41) 3310-7741.

(voltar)