Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 20/04/2024 05:12:12

Centro de memória participa da 10ª Semana de Museus


Centro de memória: a importância dos autos trabalhistas para a história


O Centro de Memória da Justiça do Trabalho do Paraná promove, amanhã (sexta-feira,18), às 16h, a palestra “Processos judiciais trabalhistas e a pesquisa em História”, ministrada pelo professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) Rinaldo José Varussa. A explanação faz parte da 10ª Semana de Museus do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Na oportunidade, o professor irá expor a nova abordagem dos autos trabalhistas como fonte primária de pesquisa, cuja preservação e divulgação podem transformar termos jurídicos e decisões judiciais em memórias vivas.


O PALESTRANTE
Professor associado da UNIOESTE, atuando na graduação e no mestrado em História, Rinaldo Varussa é também professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Uberlândia. Possui doutorado em História Social (PUC-SP), mestrado em História do Brasil (PUC-SP) e graduação em Filosofia(Universidade São Francisco). Atua na área de Teoria e Metodologia da História e História do Brasil, investigando principalmente temas ligados aos modos de vida dos trabalhadores no campo e na cidade, movimentos sociais e sindicalismo.


OS PROCESSOS HISTÓRICOS
Do evento, consta, também, a recepção oficial de 134 mil autos trabalhistas que estavam sob a guarda da Universidade Estadual de Maringá (
RA 65/90), com a finalidade de estudos e pesquisas. São processos trabalhistas que tramitaram no período de 1937 a 1984, nas então Juntas de Conciliação e Julgamento de Curitiba, Ponta Grossa, Paranaguá e Londrina. 


A entrega dos processos está sendo feita em etapas. Neste ano, o TRT já recebeu 10.200 autos (no mês de março) e aproximadamente 16 mil (em maio). Todos oriundos da Junta de Conciliação e Julgamento de Curitiba. Desde março, equipe de servidores e estagiários, que atuam no laboratório do Centro de Memória, está realizando o inventário dos autos recebidos e efetuando a higienização e o acondicionamento dos documentos em novas caixas.


Os autos registram os primeiros anos de existência da Justiça do Trabalho no Brasil. Mostram a evolução da legislação trabalhista, o registro do cotidiano de gerações de trabalhadores da primeira metade do século XX, o trabalhador imigrante, a atuação dessa justiça especializada durante várias crises políticas e econômicas vividas pela sociedade brasileira, a atuação de magistrados, advogados e sindicatos durante a ditadura militar. Enfim, possibilitam ampla visão da história econômica e social do Paraná.


BOLETIM VIRTUAL
Na oportunidade, acontecerá o lançamento do boletim virtual do Centro de Memória, especialmente voltado à divulgação do acervo histórico. O Boletim terá publicação regular e será disponibilizado na internet, no link do Centro de Memória, na página do TRT-PR (
www.trt9.jus.br).


(voltar)