Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 24/04/2024 05:49:34

Os trabalhadores dos meios de comunicação e a Justiça do Trabalho


Solenidade de abertura da exposição "Os trabalhadores dos meios de comunicação e a Justiça do Trabalho"


Foi aberta, hoje (quinta-feira,3), no Centro de Memória da Justiça do Trabalho do Paraná  a exposição "Os trabalhadores dos meios de comunicação e a Justiça do Trabalho". Constaram da solenidade de abertura: apresentação ao piano de Hélion Peixoto, discursos da vice-presidente Ana Carolina Zaina (representando o presidente do TRT-PR) e do desembargador Ney Freitas (presidente da Comissão do Acervo Histórico do TRT-PR). Na oportunidade,  o jornalista Marden Machado proferiu a palestra “A Comunicação como ferramenta de transparência da Justiça”.

A desembargadora Ana Carolina Zaina lembrou do apoio da imprensa na divulgação dos atos e decisões do TRT do Paraná, em especial os de maior repercussão, como os que envolveram as recentes greves do transporte público e da coleta de lixo. A magistrada destacou que o jornalista “é um intérprete notável para os cidadãos não familiarizados com os termos jurídicos”. No seu entender, os processos judiciais necessitam de tradução e “esta é dada para o grande público pelos veículos de comunicação, com notável capacidade de síntese, clareza e concisão”.


O jornalista Marden Machado destacou, em sua palestra, o avanço na estruturação das assessorias de comunicação dos órgãos do Poder Judiciário. Expôs, na oportunidade, que a necessidade de maior transparência dos órgãos públicos foi uma exigência natural de um Brasil mais democrático que surgiu a partir da promulgação da Constituição Federal, em 1988.
Marden relatou sua experiência de mais de 20 anos na comunicação do TRE-PR. Afirmou que os jornalistas que trabalham na Justiça assumem grande responsabilidade, pois estão divulgando um tipo especial de notícia, que deve ser extremamente correta. “Uma informação errada causaria um dano, não apenas aos cidadãos, mas para a imagem do Poder Judiciário”.


O desembargador aposentado Ney José de Freitas destacou o papel da liberdade de imprensa no processo histórico de fortalecimento da cidadania e do próprio Judiciário. Entre os jornalistas que participaram do lançamento da exposição, estiveram Luiz Renato Ribas, Cristina Graeml, Luiz Witiuk, Osires Nadal e Renato Mazânek.


A MOSTRA
A exposição é composta de objetos que contam a história do jornalismo paranaense. O espectador poderá conhecer a “caixa de sapato” – um equipamento usado durante muitos anos pelas emissoras de televisão para transmitir o som, conectando-se a uma linha telefônica. Também está em exposição a primeira câmera de vídeo da TV Paranaense, adquirida depois que nevou em Curitiba, em 1975, e que funcionava com a tecnologia eletrônica das fitas U-Matic.

Os materiais expostos pertencem aos acervos da RPCTV (GRPCOM), Museu da Imagem e do Som (SEEC), Cinemateca de Curitiba (FCC) e família Bermudes.

A  mostra está aberta para visitação de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h, até a primeira quinzena de setembro. Outras informações: memorial@trt9.jus.br , (41) 3310-7741 e (41) 3310-7715.




Discurso da vice-presidente do TRT do Paraná, desembargadora Ana Zaina


Presidente da Comissão do Acervo Histórico do TRT-PR, desembargador Ney José de Freitas (quarto da esquerda para a direita), homenageou os jornalistas Luiz Witiuk, Luiz Renato Ribas, Renato Mazânek e Osires Nadal 



Os jornalistas Marden Machado e Cristina Graeml visitam os equipamentos
históricos utilizados pelos comunicadores paranaenses



Equipamentos expostos na mostra pertencem aos acervos da RPCTV (GRPCOM), Museu da Imagem e do Som (SEEC), Cinemateca de Curitiba (FCC) e família Bermudes


Visitantes conhecem a exposição



Banner sobre a exposição



Câmera de estúdio da TV Coroados (Londrina)



Fotografias do acervo do GRPCOM



Autos de processos, livros e jornais expostos



(voltar)