Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 25/04/2024 15:14:52

Centro de Memória inaugura exposição sobre cinema

"Cinema em Curitiba de 1940 a 1970: seus trabalhadores e a Justiça do Trabalho"



O Centro de Memória da Justiça do Trabalho do Paraná abriu hoje, quinta-feira (dia 25 de setembro), às 16 horas, a exposição "Cinema em Curitiba de 1940 a 1970: seus trabalhadores e a Justiça do Trabalho".

Constaram da solenidade de abertura a palestra “A influência do cinema na vida cotidiana. Da era de ouro aos dias atuais”, do diretor e roteirista Fernando Severo, que ilustrou sua fala com a exibição intercalada de trechos do filme “Cinema Paradiso”,  além da exibição dos filmes “Flor Terra” – curta metragem com direção do desembargador aposentado Pretextato Pennafort Taborda Ribas Netto, ganhador do prêmio do MEC/1975, que aborda as modificações sociais ocorridas na cidade de São Tomé das Letras/MG e “Pátria Redimida” – de João Batista Groff, considerado o mais significativo filme mudo do cinema antigo do Paraná, que retrata os combates da revolução de 1930, já que Groff acompanhou as tropas desde o Rio Grande do Sul até o Rio de Janeiro, filmando inclusive a posse de Getúlio Vargas.


Compõem a mostra 42 autos de processos trabalhistas dos empregados nos cinemas de Curitiba tramitados desde 1940. Em exposição, ainda, fotografias, cartazes e rolos de filmes, projetores, filmadoras, amplificadores e livros ligados ao cinema do Paraná.

 

A exposição conta com o apoio do Museu da Imagem e do Som da Secretaria da Cultura do Estado do Paraná e da Cinemateca da Fundação Cultural de Curitiba e poderá ser visitada de segunda a sexta feira, das 10h às 18h, no Centro de Memória do Regional paranaense.


O Centro de Memória fica na Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 528 (sede do Tribunal), em Curitiba. Outras informações: memorial@trt9.jus.br, (41) 3310-7741 e (41) 3310-7715.