Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 18/04/2024 21:10:18

Livro da década de 1960 é doado ao Centro de Memória


Livro escrito na década de 1960 pelo então juiz Júlio Malhadas é doado ao Centro de Memória

O juiz aposentado Stélio Olivé Malhadas doou nesta semana, para o Centro de Memória da Justiça do Trabalho do Paraná, o livro "Oito Aulas de Direito Judiciário do Trabalho", escrito pelo seu pai, o ex-juiz Júlio Assumpção Malhadas, em 1963.

Com 130 páginas, a produção jurídica é o resultado das oitos aulas que o magistrado proferiu para juízes classistas e servidores, por ocasião da instalação da então chamada 2ª Junta de Conciliação e Julgamento de Curitiba, que ocorreria em 19 de dezembro de 1962. "Quando em julho de 1962 se consumou minha remoção, a pedido, da Junta (já então denominada 1ª Junta) de Conciliação e Julgamento de Curitiba para a 2ª Junta, a ser instalada, resolvi ministrar aos vogais e funcionários que comigo iriam trabalhar, as noções mais elementares e mais necessárias de organização judiciária e processo na Justiça do Trabalho", escreveu o magistrado no prefácio do livro. "Em dezembro, consegui o programado: em oito aulas, de pouco mais de uma hora cada uma, dei-lhes as noções que me pareceram indispensáveis. As aulas foram gravadas, e agora, com ligeira revisão, saem a público, com meus votos de que possam ser úteis a alguém. O título, tirei-o do número de aulas dadas", acrescentou. No livro, agradeceu aos servidores Antonio Alceu Fillipetto, Olga Águida e Rodnei Francisco Mascoli, pela transposição da fita magnética para o papel, revisão e datilografia dos originais enviados à tipografia.

O magistrado Júlio Malhadas morreu no dia 25 de julho de 2009, aos 90 anos de idade.
Começou sua carreira na magistratura em 1941, sendo juiz do trabalho das então denominadas JCJs de Curitiba, Paranaguá e Ponta Grossa, ainda quando o Paraná pertencia à jurisdição da 2ª Região da Justiça do Trabalho, sediada em São Paulo. Depois, dedicou-se ao exercício da advocacia, sendo sócio fundador do escritório Julio Assumpção Malhadas & Advogados Associados e ao magistério na Universidade Federal do Paraná e Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Foi ex-presidente do Instituto dos Advogados do Paraná (gestão 1991/1993).

Clicar aqui para ter acesso à oitava aula, último capítulo do livro.

Para visitação ao acervo do Centro de Memória, entrar em contato com cerimonial@trt9.jus.br. Outras informações: memorial@trt9.jus.br ou pelo telefone (41) 3310-7741.

(voltar)