Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 20/04/2024 13:04:11

Centro de Memória abre exposição sobre trabalhador rural


Exposição sobre o trabalhador rural será aberta no Centro de Memória
- Evento contará com palestra do desembargador aposentado Pretextato Pennafort Ribas Neto -

Na próxima quinta-feira (07/03), às 17h30min, será aberta a exposição “Os trabalhadores rurais e a Justiça do Trabalho”, no Centro de Memória. O evento contará com palestra do desembargador aposentado Pretextato Pennafort Taborda Ribas Neto sobre a sindicalização do trabalhador rural.

A mostra exibirá 24 autos de processos trabalhistas, do período de 1979 a 1984 – oriundos da então Junta de Conciliação e Julgamento de Cornélio Procópio - tendo como partes trabalhadores das mais diversas atividades agrícolas.
Também integrarão a exposição, fotografias de diferentes acervos, como o de Jorge Takano - que retratam o trabalhador rural nas plantações de rami. Estarão em exposição, ainda, fotografias das culturas de café, trigo, algodão, cana de açúcar, milho, arroz etc., bem como ferramentas de trabalho, artesanato, livros sobre movimentos sociais rurais e o filme "Uraí, boca de bronze", produção e direção de Dayse Newlands. O audiovisual registra as atividades da Comissão de Trabalho e Legislação Social da Câmara dos Deputados Federais e apresenta trecho da audiência pública em outubro de 1981 para tratar dos acidentes ocorridos no beneficiamento do rami. Contém, ainda, depoimento dos deputados paranaenses Heitor de Alencar Furtado, Osvaldo Macedo e Amadeu Geara; do vereador de Uraí Severino Nunes de Araújo; do presidente do Sindicato Rural de Uraí, João Mariotto; e do secretário de Segurança e Medicina do Trabalho, Osvaldo Oushiro, gentilmente cedido pelo senhor Severino Nunes de Araújo.


A exposição poderá ser visitada, de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h, no prédio sede do TRT-PR – Alameda Carlos de Carvalho, 528 -  Centro, em Curitiba - Paraná.



Legenda
Foto em preto e branco: trabalhadores rurais (acervo Federação dos Trabalhadores  na Agricultura do Estado do Paraná)
Foto em cores: trabalhadores na cultura do rami na cidade de Uraí (acervo Jorge Takano)


(voltar)