Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 25/04/2024 13:50:22

Aberta ontem, exposição dos ferroviários


Abertura solene da exposição "Os ferroviários e a Justiça do Trabalho no Paraná"
 

Foi aberta, ontem (quinta-feira, 15 de março), a exposição "Os ferroviários e a Justiça do Trabalho", no Centro de Memória da Justiça do Trabalho da 9ª Região. 

A presidente do TRT-PR, desembargadora Rosemarie Diedrichs Pimpão, em seu discurso de abertura solene da mostra, falou das conquistas da categoria: "
Com efeito, muitas das conquistas dos ferroviários, alcançadas mercê das lutas político-sindicais, incorporaram-se ao patrimônio jurídico da classe operária nacional, beneficiando milhões de trabalhadores de outros setores da economia. Normas hoje expressas na Carta Magna ou que constam da legislação infraconstitucional, como as celetárias, integram o cabedal de direitos do obreiro nacional pela coesão com que os profissionais do transporte ferroviário atuaram no sentido de melhorar as condições de vida e de trabalho do cidadão deste país. Nesta Justiça do Trabalho, nas Juntas de Conciliação e Julgamento de todo o país, foram conciliados e julgados muitos milhares de processos judiciais, formadores de substancial parcela da jurisprudência trabalhista que conhecemos". A magistradada também lembrou a extinção de algumas profissões do setor ferroviário: "Hoje não há mais foguista, guarda-freios ou telegrafista. É hora e vez das novas tecnologias que permitem até mesmo a flutuação dos vagões sem atrito metálico. Nesta nova era, portanto, em que o modal ferroviário volta a crescer no país, com a disseminação dos metrôs de superfície e subterrrâneos em diversas capitais, a construção de novas ferrovias e do trem-bala, previsto para unir as duas maiores capitais do país, é hora também de reverenciar o ferroviário de todas as gerações. Afinal, ainda que nossos assentos não estejam precisamente ao lado dele, a composição em que viajamos será sempre coincidente".

A exposição é composta por autos de processos trabalhistas desde 1941, fotografias de trabalhadores, quadros e filmes, além de diversos instrumentos de trabalho da categoria (como sinos, apitos, telégrafos, relógios, lanternas, telefones, balanças) -peças que compõem o relato vivo de uma significativa parte da história dos trabalhadores ferroviários.  Também estará exposto o
acervo histórico do TRT da 9º Região, com centenas de autos de processos dos ferroviários. Entre partes e testemunhas há foguista, limpador, guarda-freios, maquinista, manobreiro, guarda-chaves, conferente, inspetor de estação, telegrafista, agente de estação, ajustador, mestre de ofícios e dentre muitas outras.

A mostra, que conta com o apoio da Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e do Museu Ferroviário de Curitiba, estará aberta para visitação até o dia 15 de junho, no Centro de Memória do TRT (Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 528) - sede do Tribunal, em Curitiba.


(voltar)