Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 25/04/2024 05:29:04

10ª Semana de Museus: processos históricos, palestra e lançamento de boletim virtual


Centro de Memória participa da 10ª Semana de Museus


No dia 18 de maio, o Centro de Memória da Justiça do Trabalho do Paraná realizou evento voltado à preservação de autos históricos. Constaram da cerimônia, recepção oficial de 134 mil processos trabalhistas que estavam sob a guarda da Universidade Estadual de Maringá, lançamento do boletim virtual "Memória Viva" e palestra “Processos judiciais trabalhistas e a pesquisa em História”, ministrada pelo professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) Rinaldo José Varussa. O evento, que integrou a 10ª Semana de Museus do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), foi aberto pelo presidente em exercício do TRT do Paraná, vice-presidente Altino Pedrozo dos Santos.

OS PROCESSOS HISTÓRICOS
O representante da Reitoria e do Centro de Documentação Histórica da UEM, Egon Eloi Hubner, fez a entrega simbólica dos 134 mil autos processuais ao presidente em exercício, desembargador Altino Pedrozo dos Santos. O processo símbolo, de número 3, foi autuado na Justiça do Trabalho em 5 maio de 1941, mês e ano de sua instalação. Teve seu pedido inaugural encaminhado pelo Sindicato dos Operários em Construção Civil de Curitiba, à 15ª Inspetoria Regional do Trabalho, órgão criado na década de 1930 e ainda pertencente ao Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio.


O vice-presidente Altino Pedrozo dos Santos disse estar honrado com a inclusão do arquivo histórico do TRT-PR na Semana de Museus. “Ainda mais, nesse momento de júbilo em que se aumenta o acervo com esses autos que durante mais de 20 anos foram protegidos e conservados pela UEM”.  O desembargador também ressaltou a importância histórica dos processos trabalhistas. “Os autos vão além de informações sobre o processo em si e contam a história de milhares de seres humanos, além de aspectos econômicos e direitos trabalhistas da época”, comentou.

Os processos históricos estavam sob a guarda da UEM (
RA 65/90), com a finalidade de estudos e pesquisas. São processos trabalhistas que tramitaram no período de 1937 a 1984, nas então Juntas de Conciliação e Julgamento de Curitiba, Ponta Grossa, Paranaguá e Londrina. A entrega dos processos está sendo feita em etapas. Neste ano, o TRT já recebeu 10.200 autos (no mês de março) e aproximadamente 16 mil (em maio). Todos oriundos da Junta de Conciliação e Julgamento de Curitiba. Desde março, equipe de servidores e estagiários, que atuam no laboratório do Centro de Memória, está realizando o inventário dos autos recebidos e efetuando a higienização e o acondicionamento dos documentos em novas caixas. Os autos registram os primeiros anos de existência da Justiça do Trabalho no Brasil. Mostram a evolução da legislação trabalhista, o registro do cotidiano de gerações de trabalhadores da primeira metade do século XX, o trabalhador imigrante, a atuação dessa justiça especializada durante várias crises políticas e econômicas vividas pela sociedade brasileira, a atuação de magistrados, advogados e sindicatos durante a ditadura militar. Enfim, possibilitam ampla visão da história econômica e social do Paraná.


BOLETIM VIRTUAL
O boletim virtual do Centro de Memória, especialmente voltado à divulgação do acervo histórico, terá publicação bimestral. Está disponível na internet, no link do Centro de Memória, na página do TRT-PR (
www.trt9.jus.br). A primeira edição do periódico noticia a chegada ao Centro de Memória das primeiras levas de autos trabalhistas que se encontravam sob a guarda da UEM e processo de 1944, no qual um trabalhador de origem alemã (e simpatizante do nazismo) procura a Justiça do Trabalho em razão de sua demissão pela Química Bayer.


A PALESTRA
Em sua palestra“Processos judiciais trabalhistas e a pesquisa em História”, o professor Rinaldo José Varussa (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) expôs a nova abordagem dos autos trabalhistas como fonte primária de pesquisa, cuja preservação e divulgação podem transformar termos jurídicos e decisões judiciais em memórias vivas. (clique aqui para ler o resumo da palestra)


 
(voltar)