Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 19/04/2024 09:56:39

Centro de Memória recebe 80 processos em formato digital envolvendo terceirização na Klabin


Centro de Memória recebe 80 processos em formato digital envolvendo terceirização na Klabin

A pesquisadora e integrante da Comissão Coordenadora do Memorial da Justiça do Trabalho no Rio Grande do Sul Magda Barros Biavaschi (desembargadora aposentada do TRT da 4ª Região) entregou 80 processos em formato digital, envolvendo terceirização na empresa Klabin, para o Centro de Memória do TRT do Paraná, na tarde desta sexta-feira (8 de outubro).

Os processos, da Vara do Trabalho de Telêmaco Borba, foram levantados para pesquisa, em 2009, pelo pesquisador Alisson Droppa, historiador que integra a equipe técnica dos trabalhos. A pesquisa analisa o papel do Poder Judiciário do Trabalho no período de 1985 a 2000, diante do fenômeno da terceirzação, com foco no setor de papel e celulose. De acordo com a magistrada Magda, "esses processos são fontes primárias de inegável valor histórico". Em outra fase da pesquisa, foram estudados os processos do mesmo período e setor, com o mesmo objetivo junto aos Centros de Memórias dos TRTs das 4ª e 15ª Regiões.

Após a digitalização, os processos da VT de Telêmaco Borba estão sendo microfilmados por empresa especializada. Os originais, que estão em carga com a magistrada, os microfilmes e mais uma cópia em formato digital serão entregues ao Centro de Memória em 20 de outubro. "Na oportunidade, os processos receberão o Selo Acervo Histórico do TRT da 9ª Região por serem objeto de pesquisa e apresentarem elevado e inestimável valor histórico", salientou a desembargadora.

Na foto, o pesquisador Alisson, a desembargadora aposentada Magda, o gerente da empresa responsável pela microfilmagem, Jonas Miecznikowski, e a chefe da Seção de Memória do TRT do Paraná, Maria Eunice da Silva.

(voltar)