Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 25/04/2024 03:35:32

Memória: Dia do Trabalhador


Memória: Dia do Trabalhador no Brasil


Até o início da Era Vargas (1930-1945), o Dia do Trabalhador era um momento de protesto e crítica às estruturas sócio-econômicas do país. A propaganda trabalhista de Vargas transforma um dia destinado a celebrar o trabalhador no Dia do Trabalhador. 

Essa mudança alterou profundamente as atividades realizadas pelos trabalhadores a cada ano, no dia 1º de maio. Até então marcado por piquetes e passeatas, o Dia do Trabalhador passou a ser comemorado com festas populares, desfiles e celebrações similares. Atualmente, esta característica foi assimilada até mesmo pelo movimento sindical: tradicionalmente são realizados grandes shows com músicos populares e sorteios de casa própria.

Na maioria dos países industrializados, o 1º de maio é o Dia do Trabalho. A data é uma homenagem aos oito líderes trabalhistas norte-americanos que morreram enforcados em Chicago (EUA), em 1886. Eles foram presos e julgados sumariamente por dirigirem manifestações que tiveram início justamente no dia 1º de maio daquele ano.

No Brasil, a data é comemorada desde 1895 e virou feriado nacional em setembro de 1925 por um decreto do presidente Artur Bernardes.


É tradição no Dia do Trabalhador o anúncio do aumento anual do salário mínimo. Outro ponto muito importante atribuído ao dia do trabalhador foi a criação da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, em 1º de maio de 1943.

Fonte:Wikipédia

(voltar)