Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 25/04/2024 15:48:39

Mediação Pré-Processual

Mediação Pré-Processual

Antes mesmo de ajuizar uma ação judicial, é possível solicitar à Justiça do Trabalho a mediação de questões trabalhistas.

Para os conflitos coletivos (como entre sindicatos, por exemplo), o “Pedido de Mediação Pré-Processual” pode ser ajuizado diretamente no sistema PJe, escolhendo a classe judicial PMPP. A medida é autorizada pela Resolução n. 174/2016, do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).

Resolução n. 288/2021 do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) admite também que, antes do ajuizamento de um processo judicial, sejam mediados perante a Justiça do Trabalho conflitos individuais. Para tanto, basta preencher o este formulário, que entraremos em contato.

Audiências virtuais

A fim de evitar o deslocamento desnecessário e a exposição das pessoas durante a pandemia de covid-19, as audiências nos CEJUSCs têm sido realizadas virtualmente desde abril de 2020.

Contato

Dúvidas e sugestões podem ser encaminhadas ao Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas - NUPEMEC (nupemec@trt9.jus.br), ou ao Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas - CEJUSC competente em sua cidade (consulte aqui).