Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 19/04/2024 10:46:00

O Mundo do Trabalho é o tema de exposição fotográfica no Fórum Trabalhista de Foz do Iguaçu

Notícia publicada em 09/05/2022

Três visitantes, todos usando roupa preta, observam as fotos em expositores
Vsiitação à mostra no Fórum de Foz do Iguaçu

No mês em que se comemora o Dia do Trabalhador, o Fórum Trabalhista de Foz do Iguaçu recebe a exposição fotográfica “O Mundo do Trabalho”, que reúne imagens de trabalhadores em atividade nas mais diversas profissões. A mostra pode ser apreciada durante todo o mês de maio.

As fotografias são de vários autores, entre profissionais e amadores, e retratam trabalhadores anônimos ou famosos dos mais diversos ramos de atividade.

A juíza diretora do Fórum de Foz do Iguaçu, Tatiane Raquel Bastos Buquera, afirma que a temática da exposição foi escolhida num momento de adversidade para o mundo do trabalho com o objetivo de apresentar à comunidade um olhar mais humano e sensível para homenagear a todos os profissionais que se dedicam a edificar um mundo melhor, inclusivo e de grande alcance social.

“É uma exposição muito bonita, apesar de imagens que são duras. Cada foto da mostra é acompanhada de uma poesia ou verso que aumenta a visibilidade daquela atividade e que reforça a sensibilidade das pessoas”, considera.

Com produção das servidoras públicas Marcela Del Pintor de Oliveira, do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR), e Tais Farinassi, do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), a exposição contou ainda com o apoio da também servidora Aparecida Nandi (TRT-PR) e do juiz do trabalho aposentado Luiz Antonio Bernardo (TRT-PR).

Para a servidora do TRT-PR Marcela Del Pintor, aqueles que visitam a mostra têm oportunidade de conhecer melhor as mútiplas atividades profissionais. “A exposição tem o sentido de retratar cada trabalho e demonstrar o seu valor, seja uma profissão bem remunerada ou não. Tudo é tratado de forma igualitária, respeitosa e valorosa, assim como na nossa Justiça”, afirma.

Para a também produtora Taís Farinassi, do TJ-PR, a arte é capaz de gerar reflexão em prol de melhorias nas relações de trabalho. “O que seria da sociedade sem o papel humano? O Dia do Trabalhador também pode ser um momento de reflexão. Aproximar empregado e empregador, investir na valorização do trabalhador e fortalecer um ambiente de trabalho positivo e humanizado são alguns dos desafios que temos pela frente”, considera.

Atualmente no cargo de diretor de aposentados da Associação dos Magistrados do Trabalho da 9ª Região (Paraná), o juiz aposentado Luiz Antônio Bernardo conta que a ideia da exposição surgiu quando ele ainda estava na titularidade da Vara do Trabalho de Nova Esperança, em 2011.

“Por ocasião de uma Semana de Conciliação, tivemos a ideia de fazer essa mostra cultural paralela, como forma de divulgar o evento judicial e atrair pessoas da comunidade para a Vara do Trabalho. Creio que a mostra fotográfica valoriza o tema trabalho, que nos é muito caro, e leva um enfoque humano, sublime e poético a partir das fotografias e do olhar sensível dos fotógrafos”, finaliza.

O MUNDO DO TRABALHO – Exposição Fotográfica

Fórum Trabalhista de Foz do Iguaçu – Avenida Paraná, 3710.

De 02 a 31 de maio de 2022

Horário: das 12h às 17h

Mais informações: (45) 2102-7800