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Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 24/04/2024 18:06:56

Gestores participam de curso voltado ao aprimoramento de lideranças na gestão pública

Notícia publicada em 15/10/2019
Dois grupos de gestores participaram da
capacitação, realizada em Curitiba

Comunicação, relacionamento e feedback. Estes são os três pilares que sustentam uma boa liderança, na visão do professor e consultor André Ricardo de Alvarenga Barbosa. O docente foi o profissional escolhido pelo TRT-PR para ministrar o Curso de Aprimoramento de Líderes, realizado com gestores do Tribunal, em Curitiba, durante a última semana.

Divididos entre momentos de apresentação de conceitos e dinâmicas de grupo, foram abordados temas como: papéis do líder, teorias motivacionais, estratégias para uma comunicação eficaz, situações de conflito e busca pelo consenso.

Habilidades

De acordo com o professor, algumas pessoas têm naturalmente uma aptidão maior para a liderança, mas isso não quer dizer que seja impossível se tornar um bom líder se o profissional nasceu sem essa propensão. "Cada uma das três grandes competências que constituem uma boa liderança - comunicação, relacionamento e feedback - requer um conjunto de habilidades e, se estamos falando de habilidades, podemos afirmar que é possível desenvolvê-las", explicou o consultor, garantindo que qualquer pessoa pode evoluir como líder.   

As atividades se dividiram entre apresentação
de conceitos e dinâmicas de grupo

André Barbosa esclareceu ainda que não existe um perfil único de liderança e que cada grupo terá necessidade de um tipo específico de líder. "O grande desafio é que, por não existir um perfil de líder ideal para todas as equipes, para liderar é preciso observar e se ajustar, mudar de tempos em tempos", destacou.

Experiências

Chefe da Seção de Central de Serviços de TI desde 2014, Clemerson Keiber concorda com o professor. Responsável por gerenciar atualmente 38 pessoas, entre servidores, estagiários e prestadores de serviço, ele afirma que lidar com diferentes perfis é realmente a maior dificuldade quando se trata de liderar profissionais. Para ele, ter consciência de suas próprias características como gestor é um passo importante para entender como seus comportamentos impactam em cada membro da equipe e, a partir daí, melhorar o relacionamento com eles.

Gestora há oito anos, a chefe da Seção de Atualização e Estatística da Divisão de Dados Funcionais, Rossana Santos Carvalho, apontou outro desafio como ponto crítico da liderança. Para ela, a maior dificuldade da atuação como líder está relacionada à motivação dos colaboradores. "Às vezes é muito difícil convencer as pessoas da importância de realizar determinados trabalhos. O curso ajudou bastante nisso, apresentou vários caminhos que poderão auxiliar no convencimento e na motivação da equipe", contou.

Os desafios de liderar, segundo
gestores participantes do curso

Para o gestor da Coordenadoria de Cerimonial da Presidência, Marcos D'Assumpção Zaniol, a parte mais complicada de liderar envolve praticar uma boa comunicação. Do ponto de vista do chefe do Cerimonial, o segredo para motivar os grupos está em deixar claro quais são os objetivos da Unidade e da Organização, envolvendo as pessoas em todo o processo. "Durante as aulas, aprendemos como melhorar a comunicação e transmitir os objetivos para a equipe de maneira mais eficaz", observou.

Programa

A realização do Curso de Aprimoramento de Líderes atende ao programa permanente de capacitação estabelecido pela Portaria Conjunta nº 3/07 (STF/CNJ/STJ/TST/CSJT/STM), destinado a elevar o grau das competências gerenciais associadas à gestão pública contemporânea.



Veja mais fotos do curso na página do TRT-PR no Flickr ou clicando AQUI.



Assessoria de Comunicação do TRT-PR

Fotos: Angelica Betencourt
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