Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 25/04/2024 19:30:37

TRT-PR promove espetáculo beneficente que une cultura, solidariedade e acessibilidade

Notícia publicada em 07/08/2019

Uma noite para conciliar cultura, solidariedade e acessibilidade. Esta foi a proposta que reuniu magistrados e servidores do TRT do Paraná, além de prestadores de serviço e convidados, no Centro Cultural Teatro Guaíra, na última terça-feira (06). Promovida pelo TRT do Paraná e patrocinada pelo Guaíra, a apresentação do espetáculo de balé "La Cena", da G2 Cia de Dança, foi acompanhada por mais de 500 pessoas em Curitiba.

Os ingressos para a atração foram disponibilizados em troca de itens de higiene ou pacotes de leite, que serão doados ao Asilo São Vicente de Paula. A iniciativa foi do Setor de Sustentabilidade do Regional paranaense, que tinha como objetivo incentivar a doação de donativos e, ao mesmo tempo, democratizar o acesso a eventos culturais.

Acessibilidade

Proporcionando acessibilidade aos convidados com deficiência visual, o espetáculo contou com audiodescrição. Também chamada de tradução audiovisual, a audiodescrição consiste em uma narração descritiva do que acontece no palco, incluindo os movimentos executados pelos bailarinos, as cores das roupas e as características do cenário. A narração é transmitida ao público por meio de um sistema de som.

Para o desembargador Ricardo Tadeu Marques da Fonseca, a primeira experiência com tradução audiovisual foi marcante. "Achei interessantíssimo. Uma pessoa cega não tem como entender o que significa um balé sem esse tipo de recurso. Com a audiodescrição, pude acompanhar todo o desenrolar do roteiro, fiquei bastante impressionado", contou.

A desembargadora presidente do TRT do Paraná, Marlene T. Fuverki Suguimatsu, ressaltou na oportunidade a importância da promoção de eventos culturais que garantam inclusão a pessoas com deficiência. "Essa é uma ação que o Tribunal faz com muito gosto (...), que vem ao encontro da ideia de sustentabilidade, de acessibilidade", afirmou.

O corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro Lelio Bentes Corrêa, também compareceu ao evento e falou sobre a ação do Tribunal. "O TRT da 9ª Região sempre esteve na vanguarda jurídica dentre os Tribunais da Justiça do Trabalho e demonstra que também está na vanguarda dos Direitos Humanos, na vanguarda da inclusão. Essa é uma iniciativa inovadora, aplaudível sob todos os aspectos, que deve servir de inspiração para outros Tribunais e para outros agentes públicos", declarou o ministro.

O espetáculo

La Cena conta a história de um grupo de empregados, contratados para trabalhar na preparação de uma festa de fim de ano. Após alguns incidentes, todos mergulham em um sono profundo, capaz de despertar os desejos mais secretos de cada um. Saiba Mais

A servidora Zizilene Viana, lotada na 9ª Vara do Trabalho de Curitiba, compareceu ao evento acompanhada dos dois filhos. Praticante de dança, ela afirmou ter se identificado muito com o espetáculo. "A apresentação foi maravilhosa e a causa é muito nobre, uma ótima iniciativa do Tribunal", observou a servidora, comemorando a oportunidade de assistir a uma apresentação de balé e participar de uma ação social de uma só vez.

 
Assessoria de Comunicação do TRT-PR
Fotos: Pedro Macambira
(41) 3301-7313
ascom@trt9.jus.br