Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 24/04/2024 21:43:36

Campanha da ONU combate o tráfico de seres humanos

Notícia publicada em 09/07/2019
Campanha é realizada em âmbito global

Será realizada, em todo o País, de 29 de julho a 3 de agosto de 2019, a 6ª Semana Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. A assembleia Geral da ONU instituiu o dia 30 de julho como o Dia Mundial do Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC) e os países que aderiram à Campanha do Coração Azul (veja abaixo), realizarão ações de grande visibilidade para o alerta contra o tráfico de seres humanos.

Seguindo a proposição da ONU, o Governo do Estado do Paraná incluiu a data (30/07) em seu calendário oficial de eventos, batizada como Dia Estadual Contra o Tráfico de Pessoas. A Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (SEJUF) é o órgão responsável por articular e coordenar a Campanha Coração Azul em todo o Paraná.

Entre os objetivos da Semana estão a ampliação do conhecimento e da mobilização da sociedade, das instituições públicas e privadas e das redes em torno do tema; o estímulo à participação da sociedade civil e dos indivíduos nas ações da campanha; e a divulgação das ações nacionais desenvolvidas para o enfrentamento ao tráfico de pessoas.

Durante a campanha, monumentos públicos são iluminados na cor azul como forma de chamar a atenção para o problema, e são realizados seminários, rodas de diálogos, distribuição de materiais, blitz educativas, entre outras ações, em diversos espaços institucionais do Paraná e de outras unidades federativas.

Campanha Coração Azul

A ONU estima a existência de 2,5 milhões de pessoas em situação de tráfico humano no mundo. O Coração Azul representa a tristeza das vítimas deste crime e alerta para a insensibilidade daqueles que comercializam outros seres humanos. O uso da cor azul das Nações Unidas também demonstra o compromisso da Organização com a luta contra esse crime que atenta contra a dignidade humana.

Da mesma forma que a fita vermelha se tornou o símbolo internacional da conscientização sobre o HIV/AIDS, esta campanha busca fazer do Coração Azul o símbolo internacional da luta contra o tráfico de pessoas.

Acesse AQUI a página das Nações Unidas com materiais da campanha e orientações sobre como apoiar a iniciativa nas redes sociais.


Assessoria de Comunicação do TRT-PR (com informações do Governo do PR e da ONU)
(41) 3310-7309
ascom@trt9.jus.br