Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 21/09/2019 02:21:22

Workshop no TRT-PR discute inovação em ferramentas de gestão para VTs e Corregedorias

Notícia publicada em 12/06/2019

Desembargador Corregedor Sérgio Murilo
Rodrigues Lemos

Teve início na manhã desta quarta-feira (12), no TRT do Paraná, o workshop "Ferramentas de Gestão de Varas do Trabalho e Corregedorias". O evento reúne gestores de Unidades Judiciárias de 1º Grau (Varas) e Corregedorias de Tribunais do Trabalho para conhecer, discutir e trocar experiências a respeito de soluções em tecnologia que facilitem a gestão processual e incorporem procedimentos gerenciais com foco na melhoria de produtividade e na obtenção de metas organizacionais.

O evento, realizado no auditório da Escola Judicial do TRT-PR, na sede administrativa do Regional paranaense, foi aberto pelo corregedor regional da Nona Região, desembargador Sérgio Murilo Rodrigues Lemos. O magistrado apresentou um panorama geral das dificuldades e oportunidades que permitiram a criação de ferramentas de gestão utilizadas no Judiciário Trabalhista do Paraná, e que têm contribuído para a melhora dos índices de desempenho das Varas do Trabalho, bem como para o aperfeiçoamento da atividade correicional.

Citando a evolução tecnológica verificada em todos os campos do conhecimento, o desembargador ressaltou a importância de se acompanhar de perto esse avanço, e de se somarem esforços para que as tarefas, no âmbito da Justiça do Trabalho, sejam realizadas de forma cada vez mais eficaz e assertiva. "Foi pensando nisso que decidimos investir no desenvolvimento de ferramentas capazes de contribuir para aquilo que é nossa responsabilidade: a construção de um serviço judiciário ágil e de qualidade", frisou.

Ao se referir ao pacote de sistemas desenvolvidos no TRT-PR, o corregedor Sérgio Murilo discorreu sobre aspectos e benefícios da "Ata Dinâmica de Correição", um painel que apresenta aos gestores e juízes das Varas do Trabalho subsídios para a tomada de decisões relativas às tarefas a serem realizadas exclusivamente no Processo Judicial Eletrônico - PJe. O desembargador fez questão de destacar o impacto do protagonismo das unidades judiciárias no desempenho do Tribunal. "Em 75 dias de utilização da ferramenta, a redução do prazo médio na execução das tarefas do PJe foi de 16 dias", comemorou.

Encerrando sua fala, o magistrado alertou sobre a responsabilidade de cada um para o desenvolvimento crescente da Justiça do Trabalho. "Esta talvez seja a oportunidade de reconstruirmos a ideia do Judiciário a partir da ideia de Inteligência. Com o uso da tecnologia, e buscando sempre a excelência, podemos, juntos, trabalhar para transformar o Judiciário em um poder mais inteligente e eficiente, tendo em perspectiva, única e exclusivamente, a necessidade do cidadão", concluiu.

Em seguida, os participantes conheceram funcionalidades e detalhes de ferramentas criadas no TRT9, e que já se encontram em plena utilização. O "Painel Taxa de Congestionamento" - que mostra medidas que impactam na taxa de congestionamento das Varas do Trabalho - e a "Ata Dinâmica de Correição" foram apresentados, respectivamente, pelos diretores da 4ª e 2ª VTs de Curitiba, servidores Evilásio Luz Maier e Sandro Augusto Haisi.

A programação do workshop, que acontece até sexta-feira (14), conta ainda com palestras, reuniões de trabalho, debates e apresentação de ferramentas de gestão de outros Regionais trabalhistas.

Acesse AQUI o álbum de fotos do evento.

Workshop reúne gestores de diversos estados brasileiros


Assessoria de Comunicação do TRT-PR
(41) 3310-7309
ascom@trt9.jus.br