Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 25/04/2024 01:00:36

Seminário sobre ética encerra atividades da Escola Judicial em 2018

Notícia publicada em 19/12/2018
A vice-presidente do TRT-PR, desembargadora Nair Maria
Lunardelli Ramos, e o desembargador do TJ-SP
Luiz Sérgio Fernandes de Souza

O seminário que encerrou o ano letivo da Escola Judicial (EJ) do TRT do Paraná levantou debates em torno do tema "Ética". O evento, realizado durante os dias 13 e 14 de dezembro, em Foz do Iguaçu, contou com a participação de mais de 50 magistrados da Justiça do Trabalho do Paraná.

"Encerramos o ano letivo da Escola Judicial com um tema que está muito presente no momento em que vivemos. (...) Quando o ser humano age de acordo com as virtudes, ele busca a felicidade e age de modo ético", afirmou a vice-presidente do TRT do Paraná, desembargadora Nair Maria Lunardelli Ramos, representando a Presidência do Tribunal na abertura do encontro.

O diretor da Escola Judicial do Regional paranaense, desembargador Cassio Colombo Filho, também falou da importância do seminário, enfatizando que a matéria em discussão está entre as grandes preocupações dos magistrados. "Somos colocados no exercício da atividade jurisdicional em meio a tudo isso que está acontecendo: dilema ético e crise das instituições. O que queremos é melhorar a qualidade de vida do magistrado, para que todos tenham mais segurança na atuação e na entrega da prestação jurisdicional. Este é o grande objetivo do evento", declarou.

As conferências realizadas no decorrer do seminário trataram dos temas "Ética nas relações" e "Ética e responsabilidade" e foram conduzidas pela professora Lis Andrea Pereira Soboll e pela facilitadora gráfica e moderadora de grupos Louise Clarissa Vendramini. Entre os assuntos que foram debatidos estão: valores inegociáveis mínimos, respeito, verdade, compaixão, responsabilidade, entre outros tópicos.

A juíza Morgana de Almeida Richa e os desembargadores
Luiz Sérgio Fernandes de Souza e Cássio Colombo Filho

Também durante a programação, os convidados participaram de palestra com o desembargador Luiz Sérgio Fernandes de Souza, do Tribunal de Justiça de São Paulo, que falou sobre "Ética nas decisões: ideologia nos processos judiciais".

A juíza Morgana de Almeida Richa, coordenadora da EJ, chamou a atenção para a relevância da apresentação do magistrado, que trouxe reflexões sobre correntes filosóficas e história. "Um voo filosófico que nos permite identificar o trabalho que estamos fazendo. Aquilo que cada um decide não tem certo ou errado, mas tem um assentamento que é coerente e justificado a partir de determinadas escolhas que são metodológicas, filosóficas. Este é o papel da Escola, trazer para nós a compreensão daquilo que estamos fazendo", observou.

Em seguida, os participantes foram encaminhados a um workshop sobre o mesmo tema. Na oportunidade, os convidados foram divididos em sete grupos, que analisaram questões relacionadas à ética nas decisões judiciais.

Também por meio de palestra, o advogado Antônio Carlos Aguiar conversou com os participantes do encontro sobre a "Ética na comunicação virtual - redes sociais”. "As redes sociais e a internet nos envolvem, nos prometem que podemos estar em vários lugares ao mesmo tempo. E isso faz com que as pessoas tenham o sentimento de perda. Como lidar com tudo isso? Como viver assim?", questionou o palestrante. Em resposta, o advogado apresentou três filmes aos convidados, demonstrando a importância de construir relações pessoais e profissionais de qualidade.

Mais de 50 magistrados assistiram ao seminário




Assessoria de Comunicação do TRT-PR

(41) 3310-7309
ascom@trt9.jus.br