Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 25/04/2024 16:58:15

Seminário sobre Ética encerra o ano letivo da Escola Judicial do TRT-PR

Notícia publicada em 12/12/2018

A Escola Judicial (EJ) do Tribunal do Trabalho do Paraná realizou, nos dias 13 e 14 de dezembro deste ano, seminário sobre ética, na cidade de Foz do Iguaçu. O evento encerrou o ano letivo da EJ.

De acordo com o diretor da Escola Judicial, desembargador Cassio Colombo Filho, o tema foi escolhido tendo em vista que a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho elegeu a ética como um dos temas considerados primordiais para serem abordados na formação inicial e na continuada dos magistrados.

O magistrado ressaltou que a ENAMAT já realizou congresso em Brasília versando sobre o tema. "Pretendemos com o evento preparar os juízes nesse assunto, motivando cada um em suas decisões judiciais. Que o magistrado primeiro se perceba para depois perceber os outros. E a partir disso ele possa estabelecer suas decisões com base em emblemas éticos", afirmou.

O desembargador Cassio destacou o trabalho intenso realizado durante o seminário, inclusive com o acompanhamento de psicólogos e de profissionais especializados para dar a melhor orientação e a melhor formação para os juízes a partir de um embasamento técnico-científico sobre a temática.

As conferências de abertura e de encerramento sobre "Ética nas relações" e "Ética e responsabilidade", respectivamente, foram conduzidas pela professora e doutora em Administração Lis Andrea Pereira Soboll e pela facilitadora gráfica e moderadora de grupos Louise Clarissa Vendramini. Na oportunidade, as profissionais discorreram sobre valores inegociáveis mínimos, respeito, verdade, compaixão e responsabilidade, dentre outros tópicos.

Da programação constou, ainda, palestra do desembargador Luiz Sérgio Fernandes de Souza, do Tribunal de Justiça de São Paulo, sobre "Ética nas decisões: ideologia nos processos judiciais", no dia 14. Após a exposição do magistrado houve workshop acerca do tema. À tarde, o advogado Antônio Carlos Aguiar falou sobre "Ética na comunicação virtual - redes sociais".

Confira AQUI a programação do seminário. O evento foi realizado no Wish Resort Golf Convention Foz do Iguaçu (Av. das Cataratas, 6.845 - Tamanduá - Foz do Iguaçu).


Assessoria de Comunicação do TRT-PR
(41) 3310-7309
ascom@trt9.jus.br